Mestre Afonso, do Maracatu Leão Coroado, morre aos 70 anos
À frente de um dos mais tradicionais maracatus de Pernambuco, Mestre Afonso sofreu um infarto fulminante
Morreu, na noite deste domingo (15), o Mestre Afonso Gomes de Aguiar Filho, de 70 anos. Segundo amigos e familiares, ele começou a passar mal durante um toque para Oxum, no Terreiro São João Batista, no bairro de Águas Compridas, em Olinda. Atendimento médico foi chamado, mas Afonso não resistiu a um infarto fulminante.
O velório ocorre no próprio terreiro (Segunda Travessa do Alto Nova Olinda, 226), em Alto Nova Olinda, na manhã desta segunda-feira (16). O sepultamento será no Cemitério de Beberibe, às 16h30, também desta segunda-feira.
Leia também:
Nações fizeram 28º encontro de maracatus em Olinda
"Carnaval do Recife é diverso, é união", diz Associação de Maracatus
História dentro do maracatu
Mestre Afonso coordenou a agremiação centenária Maracatu Leão Coroado há mais de 20 anos, quando assumiu o posto com a morte de Luís de França.
Em nota, a Associação de Maracatus Nação de Pernambuco demonstrou tristeza pela perda. "A cultura negra e os maracatus nação estão em luto", escreveu. Outras páginas de Maracatu também prestaram homenagens: "Hoje os tambores dos lados daqui se calam, mas dos lados de lá celebram. A partir de agora cada vez que os tambores daqui ecoarem serão também em suas homenagens", publicou o Maracatu Ilê Aláfia.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, também expressou seus sentimentos. "Eu me solidarizo com os familiares e amigos deste homem que levou o nome da nossa cidade para o mundo", frisou.