Espetáculo 'Nuestra Senhora de Las Nuvens' aborda o exílio

Grupo Clowns de Shakespeare, de Natal (RN) participa do Transborda Usina Teatral, com apresentação marcada para esta quinta-feira (27), no Apolo

“Nuestra Senhora de las Nuvens”, do Clowns de Shakespeare - Rafael Telles/Divulgação

O grupo Clowns de Shakespeare, de Natal (Rio Grande do Norte), finaliza a agenda de apresentações teatrais do Transborda Usina Teatral. Como parte do evento organizado pelo Sesc Santa Rita, a companhia traz ao Recife, pela primeira vez, o espetáculo "Nuestra Senhora de Las Nuvens". A sessão ocorre nesta quinta-feira (27), às 20h, no Teatro Apolo.

A peça estreou em 2014 e é a primeira da trilogia latino-americana dos Clowns de Shakespeare, que se completa com "Abrazo" e "Dois amores y um bicho". A dramaturgia foi assinada por Arístides Vargas, autor argentino radicado no Equador, e montada originalmente pelo grupo teatral Malayerba, em Quito. A narrativa é inspirada no exílio que o escritor viveu durante a ditadura militar argentina, compondo a última parte da "Trilogia do Exílio", como ele mesmo denomina.

"Conhecíamos a montagem original, por conta do intercâmbio que costumamos manter com outras companhias latino-americanas. Por causa do aniversário de 50 anos do golpe militar brasileiro de 1964, resolvemos trabalhar com esse texto, que fala sobre exílio, opressão e ditadura, só que de uma maneira lírica e onírica", afirma Fernando Yamamoto, diretor do espetáculo.

Leia também:
Cira Ramos relaciona mulher e arte em novo espetáculo
Ballet Stagium apresenta espetáculo de dança inspirado no dadaísmo
Mostra de Circo do Recife terá vivências, espetáculos de rua e oficinas gratuitas

"Agora, às vésperas das eleições presidenciais, com os brasileiros falando tanto sobre intolerância e violência, é interessante perceber que a peça ganha outros contornos", complementa.

Os encontros entre os personagens Oscar e Bruna servem de fio condutor para as histórias encenadas pelos atores Dudu Galvão, Joel Monteiro, Paula Queiroz e Renata Kaiser. Aproximando o realismo fantástico-surrealista do político-épico, o espetáculo aborda também os exílios indiretos e simbólicos, muitas vezes autoimpostos como forma de proteção.

Serviço:

Espetáculo "Nuestra senhora de las nuvens"
Nesta quinta-feira (27), às 20h
No Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife)
R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (81) 3224-7577