Booktuber Tatiana Feltrin participa de debate sobre literatura

Com mais de 300 mil inscritos em seu canal de YouTube, Tatiana Feltrin vem ao Recife para evento do Sesc sobre mercado literário

Booktuber Tatiana Feltrin - Divulgação

Com o tema "A literatura e o mercado cultural: que literatura você faz, vê e lê hoje?", a nona Mostra Sesc de Literatura Contemporânea observa a produção literária atual e os agentes que movem esse mercado. Entre os convidados desta edição está a booktuber Tatiana Feltrin, que participa nesta sexta-feira (19) da mesa "Mercado Cultural em Literatura", ao lado dos jornalistas e pesquisadores Carol Almeida e Schneider Carpeggiani, dentro da programação do evento, das 14h às 17h, no Sesc Santa Rita (rua Cais de Santa Rita, 156, São José). A entrada é gratuita.

"Não acho que o que eu faço é no campo da crítica literária. Sou um passo antes da crítica. O que eu faço é conversar sobre minhas leituras. É mais na área da indicação e da conversa sobre livros", avisa Tatiana. "Quando comecei, em 2007, tinha pouca coisa no YouTube. Eram mais canais de pegadinha, não tinha canais sobre livros. Eu falava sobre tudo, seriados, filmes. Naquela época, vi que o maior interesse vinha quando eu comentava sobre livros. Percebi que fazer um vídeo de um jeito despojado era melhor do que escrever em blog", explica.

Leia também:
Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns dá fôlego ao livro infantojuvenil
Cida Pedrosa lança o livro de poesias 'Gris'
Marcelino Freire testa fronteiras do ensaio no livro 'Bagageiro'


Na conversa desta sexta-feira (19), serão debatidos aspectos do mercado literário. "Literatura hoje em dia é muito diferente do que antigamente. Antes você lia críticas nos jornais e ia procurar os livros nas livrarias físicas. A gente está vendo hoje essas livrarias fechando as portas. A Amazon está chegando e engolindo boa parte desse mercado. Se uma pessoa não encontra livros nessas livrarias físicas, desiste e vai para a Amazon. É sobre esses temas que vamos falar", adianta a booktuber.

O trabalho de Tatiana está entre os de maior impacto no YouTube: seu canal, tatianagfeltrin, possui 311 mil inscritos. Seu trabalho representa uma forma mais dinâmica e contemporânea de discussão cultural: o diálogo como fator essencial. "Quem procura canal de YouTube que fala sobre livro geralmente não tem acesso à crítica literária. É um pessoal já mais engajado na internet", sugere Tatiana.

   Valores

Tatiana esteve envolvida, em agosto, em uma espécie de polêmica. O escritor Ronaldo Bressane divulgou, em seu perfil do Facebook, uma tabela de preços com diferentes serviços oferecidos por um booktuber. "Foi uma pessoa mal intencionada que ficou descontente e publicou uma tabela, que não era a minha, e deu a entender que era a minha", diz Tatiana.

"As pessoas viram e associaram a mim. Mas deu um efeito rebote. Para as pessoas deixarem de falar sobre isso, que é interesse apenas de quem está contratando, coloquei em meu site a tabela de preços, para quem quiser ver, porque gerou um burburinho. O que aconteceu foi um aumento no interesse sobre meu trabalho. Agora, para ter uma ideia, estou com agenda fechada até dezembro, enquanto antes tinha uma janela grande. Então acabou sendo até bom. Mas não era motivo para polêmica. É uma tabela de preços, não é segredo", explica.