FDR retorna aulas após suspensão por inclinação na torre do relógio

Atividades voltarão ao normal na próxima segunda-feira (19). No mesmo dia devem começar as obras para remoção da estrutura.

Inclinação na torre do relógio da FDR - Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

As aulas da Faculdade de Direito do Recife (FDR), localizada no bairro da Boa Vista, na área central da Capital, voltam à normalidade na próxima segunda-feira (19). As atividades foram suspensas após uma inclinação na torre do relógio do prédio ser detectada por um funcionário. A liberação para aulas ocorre após o resultado de um laudo que mostrou que as partes laterais e o subsolo, onde estão localizadas as salas de aula, não correm riscos estruturais

A estrutura tem o nome técnico de minarete e o problema foi confirmado por um sobrevoo de drone ao redor da torre. A inclinação foi causada pela corrosão de uma das bases da estrutura, provocada pelo tempo e por intempéries.

Leia também:
Inclinação em torre faz aulas serem suspensas na Faculdade de Direito do Recife
Mendonça Filho libera recursos para restauro da Faculdade de Direito


As obras para a retirada da estrutura, que pesa cerca de 300 quilos, vão começar na próxima segunda-feira (19) ou na terça-feira (20), de acordo com o diretor da faculdade, Francisco Queiroz. Ainda segundo o diretor, a remoção da estrutura deve durar cerca de três a cinco dias. 

Estão interditadas a parte de trás da FDR - onde ficam a biblioteca e o Diretório Acadêmico - o pátio interno e o estacionamento da parte de trás, que fica para a rua Riachuelo. Parte do acervo da biblioteca vai ser transferido para salas do subsolo da Faculdade.

A Faculdade tem cerca de 1.100 alunos, 70 professores e 60 funcionários e funciona das 7h às 22h, com aulas pela manhã e à noite.