Passa Disco faz festa para comemorar 15 anos em defesa da boa música pernambucana

Loja Passa Disco, no Espinheiro, celebra aniversário lançando coletânea com a participação de artistas da nova cena pernambucana, nesta quarta-feira (28)

Há 15 anos, Fábio Cabral divulga a música pernambucana através da Passa Disco - Alfeu Tavares/Arquivo Folha

"Somos aliados da resistência musical", resume o músico Jáder Cabral. A fala se refere à loja Passa Disco, que ele viu nascer quando era um menino de onze anos e que comemora uma década e meia de existência.

Criada de maneira despretensiosa por Fábio, pai de Jáder, a "Passa", como é carinhosamente conhecida, celebra nesta quarta-feira (28) seus quinze anos com o lançamento da coletânea "Arrisque!" e pocket-shows de vários artistas - do próprio Jáder, que integra o Projeto Sal, a gente como Romero Ferro, Juliano Holanda, Lucas dos Prazeres, Sofia Freire, Tonfil, André Macambira e vários outros.

Leia também:
Passa Disco muda de endereço e reabre com show em galeria no Espinheiro
Marco Polo Guimarães e Geraldo Maia lançam livros na Passa Disco

"A gente vai fazendo e não percebe. Esta semana, fui contabilizar e sei que foram quase 200 discos lançados em nosso espaço, incluindo oito coletâneas próprias", comemora Fábio Cabral, que confessa estar "meio aéreo de tanta emoção".

O empresário diz que não tinha noção de quanto tempo seu negócio iria durar, quando abriu a primeira sede da loja, próximo ao Sítio da Trindade. Em meio às críticas e ao pessimismo de quem desde então prevê o fim dos discos, Fábio persiste em seu trabalho de trazer música de qualidade para os locais e divulgar a produção pernambucana para o Brasil e para o mundo.

A festa tem entrada gratuita e é um tributo feito por quem acredita na boa música. O novo álbum, por exemplo, foi feito "na brodagem", de forma voluntária. Os artistas tocaram de graça, cedendo faixas para que o projeto pudesse ser viabilizado, e vão tocar também sem receber cachê, por entenderem a importância da Passa Disco como um espaço estratégico de divulgação.

Em paralelo ao lançamento, o artista plástico João Lin vai expor os desenhos que criou para o projeto gráfico da coletânea, trazendo também uma coleção de camisetas e ecobags que serão comercializadas na Passa.

Ícone da cultura pernambucana desde os anos 1990, quando desfilava por todo o Recife na companhia de seu falecido irmão Abrahão, Joel Datz (mais conhecido como "Irmão Evento") será homenageado e empossado na Academia Passa Disco da Música Nordestina, tendo escolhido como patrono o maestro e compositor Nelson Ferreira. "Joel sempre esteve presente em nossos eventos, e é uma pessoa que aprecia e propaga a nossa cultura. Nada mais justo que reconhecer isso", aponta Fábio.

Serviço:

Lançamento da coletânea "Arrisque!" e comemoração dos 15 anos da Passa Disco
Nesta quarta-feira (28), a partir das 20h
Galeria Hora Center (rua da Hora, 345 - Espinheiro)
Entrada gratuita para o evento
Preço do disco: R$ 19,90