Nespresso anuncia que fica no Recife com boutique

Lojas 2.0 da marca terão experiência mais intuitiva

A elegante rua Oscar Freire, no bairro do Jardins, em São Paulo, foi escolhida para projeto piloto - Divulgação

Não foi muita informação, mas o suficiente para animar os pernambucanos. Sem revelar a data, a gerente de Cafés e Sustentabilidade da Nespresso Brasil, Claudia Leite, confirmou que a loja pop up da marca no Recife, na entrada do RioMar Shopping, vai mesmo se transformar em boutique fixa. A confirmação segue a tendência da empresa em outros Estados - sempre que um quiosque é inaugurado, posteriormente se transforma em ponto fixo tamanha a aceitação.

Não raro, a unidade local está rodeada de filas e seus estoques de máquinas esgotados. Melhor motivo que esse para se estabelecer em definitivo, portanto, não há. Durante visita da reportagem à boutique Oscar Freire, na cidade de São Paulo, na última semana, Claudia apresentou o novo formato de loja e atendimento que vai transformar a relação de consumo nos pontos de venda. Ou seja, todas as lojas deverão mudar de conceito e as que virão já serão formatadas no novo lay out.

O projeto, elegante e clean, é assinado pelo escritório Gonçalo Silva Arquitetos e também serve como ponto de coleta de cápsulas para reciclagem, iniciativa realizada desde 2014 pela copanhia, dentro do programa The Positive Cup. O quiosque do Recife também recebe cápsulas usadas.

PILOTO
As boutiques serão mais intuitivas e tecnológicas, o espaço pretende aproximar ainda mais os coffee experts (atendentes especializados) do consumidor, sem um balcão como obstáculo de contato, para auxiliar os visitantes nas descobertas na linha de cafés. Com tablets, os vendedores organizam a fila virtualmente, dirigindo-se aos clientes pelo nome.

A boutique piloto, na Oscar Freire, ainda acomoda o espaço chamado Bar, voltado para cursos, workshops e degustações experimentais, com aproximadamente 20 minutos de duração, em cronograma diário.

E o melhor: de graça. No piso superior, fica o Atelier, uma área reservada para convidados e atividades especiais para os Club Members, oferecendo oficinas com conteúdo aprofundado sobre cafés e harmonizações ministradas por especialistas.

Segundo Cristiano Ferrario, head de Boutiques da Nespresso Brasil, “o novo conceito proporciona um sistema de compra descomplicada, a experiência de varejo se torna totalmente imersiva”.

Foi em 2017 que a empresa lançou a primeira linha voltada para o consumo gelado da bebida. Batizada de Nespresso On Ice, a edição limitada retorna repaginada com duas cápsulas: Ispirazione Salentina e Ispirazione Shakerato.

Sob o comando do head de barismo da multinacional, o colombiano Alexis Rodriguez, os cafés foram desenvolvidos para serem bebidos com gelo ou como base para drinques resfriados.

O novo produto segue o fluxo do consumo mundial de cafés, sobretudo em países como Grécia, Espanha e Alemanha, onde a bebida é explorada mais amplamente em temperatura baixa.

Leia também
Cafeteria comemora dois anos de atuação na Zona Sul


No Brasil, a presença de cafés gelados nas cartas ainda é tímida, se considerarmos as altas temperaturas de verão, mas já marcam presença. A expectativa da fabricante é que este formato de consumo continue a crescer por considerar os hábitos dos brasileiros na estação mais quente do ano.

O blend Ispirazione Shakerato é encorpado e traz aromas de chocolate amargo, enquanto o Salentina oferece mais potência, notas de nozes, amadeiradas e picância.

*A jornalista viajou a convite da Nespresso Brasil