Adolescente com suspeita de hepatite grave recebe alta de UTI no Recife após transplante de fígado
A paciente apresenta boa evolução clínica e está na enfermaria do HUOC, onde permanecerá em observação
Na manhã desta sexta-feira (27), recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE), no Recife, a adolescente de 14 anos transplantada no último dia 20 de maio com quadro suspeito de hepatite grave de origem desconhecida.
De acordo com a unidade de saúde, a paciente apresenta boa evolução clínica e, agora, está na enfermaria do HUOC, onde permanecerá em observação. Ainda não há previsão de alta médica.
A adolescente, que não teve o nome divulgado, mora em Ibimirm, no Sertão do Estado, e estava internada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, desde o último dia 16.
No local, a paciente apresentou sintomas como vômito, icterícia e colúria (urina escura), com o quadro agravando nos dias seguintes, evoluindo para uma encefalopatia hepática, sendo necessária a transferência para o HUOC, passando a ser prioridade na lista de transplante de fígado.
Leia também
• Recife tem vacinação contra gripe e sarampo em shoppings, parques e zoológico neste fim de semana
• Recife está pronto para ouvir Caetano Veloso
• Livro sobre a história e transformação da Ilha de Deus é lançado no Recife
O órgão captado para a jovem foi coletado no estado do Paraná, e transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) até o Recife. A articulação foi feita pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) e a Central Nacional de Transplantes. A cirurgia foi realizada na última sexta (20).
Hepatite aguda grave desconhecida
O caso passou a ser investigado como um possível novo caso de hepatite aguda grave desconhecida em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ao todo, oito casos foram notificados, sendo um deles já descartado. Os outros sete seguem em investigação.