Logo Folha de Pernambuco

Capes

Após saída de pesquisadores, diretores da Capes divulgam carta em apoio à presidência do órgão

No texto, os diretores dizem reconhecer o esforço da presidência em retomar a avaliação quadrienal, suspensa pela Justiça em setembro

Sede da CapesSede da Capes - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Seis diretores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinaram uma carta em apoio à presidente do órgão, Cláudia Toledo. No texto, os diretores dizem reconhecer o esforço da presidência em retomar a avaliação quadrienal, suspensa pela Justiça em setembro.

Nas últimas semanas, 114 pesquisadores deixaram a Capes com críticas à presidência do órgão. Segundo eles, não havia empenho para retomar o processo avaliativo. Eles citaram ainda pressão pela realização de pareceres sobre educação à distância e interesse abertura de cursos novos. O caso foi revelado pelo GLOBO. No início do mês, a Justiça permitiu a retomada da avaliação, mas impediu a divulgação de resultados.

"Os Diretores da Capes vêm a público manifestar o reconhecimento do compromissoe esforço empreendidos pela Presidência desta Instituição na busca da resoluçıo das questões atinentes à Avaliação Quadrienal 2017-2020", afirmam os diretores, acrescentando:

"Por meio do diálogo continuo e da articulação entre os diferentes Poderes e setores da Sociedade Civil, vitórias importantes foram alcançadas no decorrer do processo, entre elas a suspensão da liminar que impedia a continuidade do processo avaliativo em curso."
 

Eles admitem, no entanto, que "várias etapas ainda precisam ser vencidas" e dizem que para que a avaliação seja feita é necessário envolvimento de todos atores. Assinam os responsáveis por todas diretorias da Capes: Anderson Lozi, diretor de Gestão; Carlos Lenuzza,  diretor de Ensino à distância  e diretor de Educação Básica; Flávio Camargo, diretor de Avaliação; Lívia Palumbo, diretora de Relações Internacionais; Milton Sampaio, Diretor de tecnologia da Informação; e Zena Martins, diretora de Bolsas no País.

"Reiteramos que todas as diretorias finalísticas e operacionais se encontram em pleno funcionamento, alinhadas com os propósitos de atendimento ao interesse público, ao lado da Presidente Cláudia Queda de Toledo, de modo a garantir a excelência dos serviços prestados, em especial nos programas de formação de professores da educação básica e de pós-graduação, no país e no exterior", afirmam os diretores.

Desde o final de novembro, 114 pesquisadores que atuavam na avaliação das áreas de Física, Matemática, Química e Engenharias deixaram a instituição com críticas à gestão. Em carta pública, eles manifestaram ainda falta de diálogo por parte da presidência do órgão. Em notas divulgadas à imprensa, a Capes negou as acusações e afirmou seu compromisso com a avaliação quadrienal. A presidência também fez apelos públicos para que os pesquisadores voltassem a seus cargos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter