Logo Folha de Pernambuco

Nordeste

Após surto em Pernambuco, casos de coceira são investigados na Paraíba

Secretaria de Saúde do estado analisa 11 episódios da doença, a maioria na capital João Pessoa

CoceiraCoceira - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Além de Pernambuco, o estado da Paraíba também começa a registrar possíveis casos da doença não identificada que provoca coceiras e lesões na pele. De acordo com um documento da Secretaria de Saúde da Paraíba, 11 possíveis casos estão sendo investigados — cinco deles na capital, João Pessoa. Os episódios registrados estão em investigação.

Foram registrados ainda possíveis casos em Cajazeiras, Alagoa nova, Caldas Brandão, Campina Grande e Matureia, segundo o Jornal da Paraíba.No dia 25 de novembro, a Secretária de Saúde da Paraíba emitiu um alerta, após o estado vizinho de Pernambuco registrar mais de 200 episódios da coceira.

Até semana passada, os casos estavam concentrados no Recife e em cidades próximas, mas a doença avançou para dentro do estado,  já estando presente em pelo menos 13 municípios.
 

Os casos de coceira começaram a ser relatados em outubro, na região da Grande Recife. Em geral, a coceira costuma vir acompanhada de lesões avermelhadas nos braços e tronco. O problema já afetou pessoas de todas as idades, indo desde crianças de 2 anos a idosos com 96 anos. Até o momento, não houve registro de agravamento associado a esses quadros.

A Sesau recomenda que pessoas que apresentam esses sintomas não se automediquem, mantenham as mãos higienizadas e busquem uma unidade de saúde para receber o tratamento médico.

No último dia 28, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou nota na qual informa que está monitorando a situação em Pernambuco.O estado já registrou mais de 200 casos — 134 no Recife, 62 em Camaragibe e 6 em Paulista.

 

Veja também

Cuba vive nova ameaça de furacão após impacto do Oscar há duas semanas
FURACÃO

Cuba vive nova ameaça de furacão após impacto do Oscar há duas semanas

Kamala ou Trump? Estados Unidos têm noite eleitoral com nervos à flor da pele
ELEIÇÕES NOS EUA

Kamala ou Trump? Estados Unidos têm noite eleitoral com nervos à flor da pele

Newsletter