Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

As Américas superam 100 milhões de casos de Covid-19, diz Opas

O primeiro caso de Covid-19 nas Américas foi identificado em 21 de janeiro de 2020, nos Estados Unidos

Testagem da Covid-19Testagem da Covid-19 - Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

Mais de 100 milhões de casos de Covid-19 foram registrados nas Américas desde o início da pandemia, com um aumento de 36% nas infecções na América do Norte na semana passada impulsionado pelos Estados Unidos, declarou a Organização Pan-Americana da Saúde nesta quarta-feira (22).

A Opas observou que a variante ômicron, que representou 73% dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos na semana passada, já foi relatada em 18 outros países e territórios americanos: Argentina, Bermuda, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guadalupe, Guiana Francesa, Ilhas Cayman, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Saint Martin e Trinidad e Tobago.

De acordo com os últimos dados epidemiológicos da Opas, escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), na última semana houve diminuição das infecções em partes da América Central e do Sul, mas foi constatado aumento no Caribe.
 

Na América do Sul, as infecções por Covid-19 caíram 10,7% e as mortes 6,3%. Apesar disso, a Bolívia registrou um aumento acentuado nas infecções, que também aumentaram no Equador e na Argentina, de acordo com um comunicado.

A Opas disse que a tendência de queda de casos continua na América Central, com queda de 10,8%, enquanto no Caribe o aumento é de 16%.

"Os países devem manter suas medidas de saúde pública para limitar a transmissão do vírus e ajustá-las de acordo com os riscos locais" de disseminação, disse a diretora da Opas, Carissa Etienne, citada no comunicado.

A Opas recomenda vacinação contra a Covid-19 e medidas para reduzir o risco de exposição ao vírus: usar máscara, respeitar a distância física de outras pessoas, lavar as mãos com frequência e evitar locais com aglomeração, especialmente em espaços fechados.

A Opas acredita que a maioria dos países da região alcançará ou excederá a meta estabelecida pela OMS de vacinar 40% de sua população elegível até o final de 2021.

Mas Haiti, Jamaica, São Vicente e Granadinas, Guatemala, Santa Lúcia e Granada podem não atingir essa meta, de acordo com as projeções atuais.

O primeiro caso de Covid-19 nas Américas foi identificado em 21 de janeiro de 2020 nos Estados Unidos.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter