Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Associação que assiste doentes de fígado completa 21 anos nesta terça (24); conheça a Apaf

A Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf) assiste hepáticos de todo o Brasil

Apaf precisa de doações para continuar as atividadesApaf precisa de doações para continuar as atividades - Foto: Ray Evllyn

Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf), que funciona dentro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), comemora 21 anos nesta terça-feira (24). A instituição assiste pacientes de vários estados do Brasil com doenças hepáticas, transplantados e suas famílias. Em média, são 16 mil atendimentos por ano, com 149 transplantes realizados em 2020 e 2021 na Unidade de Transplante de Fígado (UTF/HUOC), um dos maiores programas de transplante de órgãos do país. Na última sexta-feira (20/05), a equipe da instituição fez o primeiro transplante de fígado do estado, realizado em razão da hepatite misteriosa que já acomete crianças e adolescentes de todo o mundo.

“Nosso trabalho é voltado para dar suporte socioassistencial e assistência em saúde de pacientes ligados à Unidade de Transplante de Fígado (UTF), que necessitam de tratamento, aguardam em fila de transplante e que já estão transplantados. Também temos uma casa de acolhimento onde essas pessoas podem se hospedar, garantimos refeições e todo apoio necessário. São 20 pessoas por dia entre pacientes e acompanhantes”, explica o hepatologista e presidente emérito da Apaf, Cláudio Lacerda.

Mãe de Antônio Gustavo, de apenas cinco anos, e que já teve o fígado transplantado, dona Eliete de Souza, que mora no Maranhão, fala do apoio que recebeu na casa de acolhimento da Apaf durante o processo de transplante do filho, que foi realizado na capital pernambucana.

Eliete e seu filho Antônio Gustavo são assistidos pela ApafNaturais do Maranhão, Eliete e o filho Antônio são assistidos pela Apaf, no Recife

“Não conhecia ninguém aqui no Recife e os profissionais da casa de acolhimento nos deram todo o apoio necessário. Se não fosse essa assistência não teríamos como realizar o procedimento e meu filho certamente não estaria mais aqui conosco”, agradece Eliete.

Hepatite misteriosa

Os médicos cirurgiões da Apaf Américo Gusmão e Cláudio Lacerda foram os responsáveis pelo transplante de fígado de uma adolescente de 14 anos, natural do município de Ibimirim, no Sertão pernambucano, na última sexta-feira (20/05). Ela foi submetida ao procedimento devido a complicações da hepatite misteriosa que tem acometido crianças e adolescentes em todo o mundo. Foi o primeiro caso de transplante registrado em Pernambuco. A Apaf está dando suporte a adolescente e seus familiares, além de disponibilizar equipes multidisciplinares para acompanhamento do caso.

Manutenção das atividades

Para manter suas atividades, a Apaf depende de doações de pessoas físicas e jurídicas. Quem puder, também pode doar roupas, sapatos e acessórios para o bazar que a organização mantém aberto de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Como Doar:
Banco Santander, Ag. 4020, C/C: 130.000.11-8
Banco do Brasil, Aq. 3243, C/C: 10.108-7
CNPJ: 04.833.011/0001-03
Chave Pix: 04833011000103
Informações e contatos: [email protected] ou (81) 3184.1244 | (81) 99649-0114.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter