Logo Folha de Pernambuco

Guerra no oriente médio

Ataque deixa um morto e 10 feridos em Israel, segundo polícia e serviços de resgate

Polícia declarou que se tratava de um "suposto de ataque terrorista" e que o agressor foi "neutralizado"

Exército de Israel está em alerta máximoExército de Israel está em alerta máximo - Foto: Menahem Kahana/AFP

Pelo menos uma pessoa morreu e outras 10 vítimas mortais, neste domingo (6), em um ataque em Be'er Sheva, sul de Israel, informaram a polícia e os serviços de resgate, na véspera do aniversário do ataque do Hamas em 7 de outubro.

“Os paramédicos declararam a morte de uma mulher de 25 anos e estão removendo 10 feridos”, declarou o Magen David Adon, o equivalente israelense à Cruz Vermelha.

A polícia declarou que se tratava de um “suposto de ataque terrorista” e que o agressor foi “neutralizado”. Vários feridos foram atingidos por disparos de arma de fogo e outros, esfaqueados.

A polícia israelense havia anunciado pouco antes que "várias pessoas morreram em um ataque a tiros na estação rodoviária central de Be'er Sheva".

O Exército de Israel está em alerta máximo, na véspera do aniversário do ataque do Hamas a Israel, que desencadeou a guerra em Gaza.

Na terça-feira, sete pessoas foram assassinadas com uma arma automática e uma faca por dois palestinos da Cisjordânia ocupados em uma estação de transporte público em Tel Aviv, centro de Israel.

O ataque reivindicado pelo Hamas é um dos mais mortais perpetrados pelo movimento islâmico palestino em solo israelense em um ano.

O ataque de 7 de outubro de 2023 deixou 1.205 pessoas mortas do lado israelense, a maioria civis, de acordo com um cálculo da AFP baseado em números oficiais israelenses e incluindo reféns que morreram ou foram mortos no cativeiro na Faixa de Gaza.

Desde então, pelo menos 41.870 palestinos, a maior parte civis, foram mortos na campanha de represália militar israelense na Faixa de Gaza, segundo dados do Ministério da Saúde do território palestino, governado pelo Hamas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter