Bolsonaro diz que vai editar MP para destinar 200 milhões à Bahia
Presidente não detalhou de que forma recursos serão utilizados
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (27), que o governo federal deve editar no início do ano que vem uma medida provisória (MP) abrindo crédito extraordinário de R$ 200 milhões para mitigar os efeitos dos temporais na Bahia. Bolsonaro não detalhou de que forma os recursos serão utilizados.
— Devemos agora, no início do ano que vem, assinar uma medida provisória com crédito suplementar de 200 milhões de reais para atender o pessoal. Vamos fazer tudo o que for possível por nossos irmãos na Bahia — disse Bolsonaro, após chegar em São Francisco do Sul (SC), onde passará o Ano Novo.
A Defesa Civil da Bahia contabiliza 20 mortes no estado. Além disso, há 31.405 pessoas desabrigadas pelas chuvas, que precisam de alojamento das prefeituras, e 31.391 desalojados que tiveram que abandonar suas casas. O total de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência.
Leia também
• Tragédias como as da Bahia já ocorreram anteriormente no país; relembre as maiores
• Trio de Ferro faz campanha para ajudar vítimas das chuvas na Bahia
• Aumenta para 471 mil pessoas afetadas pela chuva na Bahia; 358 feridas e 20 mortes
Bolsonaro ressaltou que as fortes chuvas já haviam começado há algumas semanas e que uma das medidas tomadas pelo governo federal foi a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para os atingidos pelos temporais.
"Isso começou no final de novembro, se agravou antes do Natal e agora depois do Natal teve uma nova agravada. Várias instituições nossas lá, vários ministérios trabalhando. (Objetivo é) Minimizar o sofrimento. A Caixa Econômica já vem liberando o Fundo de Garantia do pessoal".
No dia 12, Bolsonaro foi à Bahia para sobrevoar cidades que já haviam sido atingidas por fortes chuvas. Dessa vez, contudo, não há previsão de que o presidente vá ao estado.