Chegada do inverno: Saiba como cuidar do pet em dias chuvosos
Evitar passeios com o chão molhado e usar tampões para amenizar som de trovões são algumas soluções
Assim como nós, humanos, animais sentem frio e medo. Com a chegada do inverno, alguns cuidados precisam ser tomados para que o frio, a umidade e o barulho de tempestades não sejam um problema para pets. Evitar passeios com o chão molhado e usar tampões para amenizar som de trovões são algumas das soluções para enfrentar dias chuvosos com os pets mais tranquilos.
Chuva
Em dias frios e chuvosos o tutor deve evitar banhos. Se o banho é inevitável, a atenção na hora de secar o bichinho deve ser ainda maior. Além de evitar banhos, o pet deve ser mantido aquecido e longe da possibilidade de se molhar.
Se o animal não mora dentro de casa e/ou tem acesso a áreas externas, é preciso que sua mobilidade seja restrita para que ele não adoeça. O pet deve apenas acessar locais cobertos da chuva.
Dependendo da rotina do animal, passeios podem ser indispensáveis. Contudo, deve ser feito o possível para evitar que o pet se molhe. Um guarda-chuva grande ou até uma capa de chuva específica para pets podem ajudar no momento de chuva initerrupta. Ao chegar em casa, as patas do animal devem ser higienizadas e secas, para evitar possíveis contaminações (como leptospirose) e umidade.
Leia Também
• Aparentemente perdida, cadela cega perambula pela chuva em Afogados, na Zona Oeste do Recife
• Vereadores aprovam pacote de apoio às vítimas das chuvas
• Alepe avança em votação e aprova na CCJ medidas de socorro às vítimas das chuvas
Pets apresentam mais medo de barulhos altos, mas não é por qualquer motivo. O medo se deve ao fato de que eles possuem a audição muito mais sensível que nós, que ouvimos até 20kHz (quilohertz). Os cachorros conseguem ouvir até 45kHz e gatos até 65 kHz, por isso sentem tanto medo.
Se o seu pet apresenta reação de alarme ou negativa com o barulho de trovões, durante as tempestades é indicado usar um tampão de ouvido com algodão para o animal. Além disso, a presença do tutor no mesmo ambiente ou até segurando o pet, pode ajudar a aliviar a tensão do som de trovões.