Brasil

Companhias aéreas cancelam mais de 200 voos devido ao aumento de casos de Covid e de influenza

Problema ocorre principalmente em função da infecção entre funcionários das empresas

Passageiros em aeroportoPassageiros em aeroporto - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O aumento do número de casos de Covid-19 e de gripe virou um grande problema para as companhias aéreas e já afeta mais de 200 voos.  Muitos tripulantes estão sendo afastados devido a sintomas das doenças, o que está afetando os voos, tanto os nacionais como os internacionais. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está monitorando casos de doenças respiratórias em tripulações das companhias aéreas.

Na manhã desta segunda-feira, o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo, registrava ao menos cinco voos nacionais e um internacional, com destino a Buenos Aires, cancelados. O mesmo problema ocorria no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital. No local, 19 voos da Latam que estavam previstos serão remarcados.

Só nesta segunda-feira, são 52 voos cancelados da Latam nos aeroportos de São Paulo, sendo 19 internacionais. No sábado, a companhia tinha anunciado o cancelamento de 47 voos domésticos e internacionais previstos até 16 de janeiro. Ao todo, desde o último sábado até o dia 16 de janeiro, serão 121 voos cancelados.

Em nota, a companhia pediu para que os passageiros verifiquem o status do voo antes de se dirigir ao aeroporto. Os clientes que tiveram o voo alterado poderão remarcar a viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso da passagem sem multa, informou a Latam, que lamentou a situação.

A  Azul registrou um aumento de mais de 400% no afastamento de funcionários na última semana. A Gol também confirmou que teve um aumento no número de funcionários afetados por estes novos surtos de Covid e de gripe.

No caso da Azul, no sábado, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), cancelou 29 voos da empresa. O motivo teria sido justamente o afastamento de tripulantes da companhia aéra, que apresentaram sintomas de infecção por coronavírus e influenza. De quinta até sábado, pelo menos 89 viagens não ocorreram. Nesta segunda-feira,  30 voos da companhia tinham sido afetados.

Em nota divulgada no fim de semana, a Azul acrescentou que mais de 90% das operações estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac.

Já a Gol informou que "houve nos últimos dias um aumento dos casos positivos entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança".

A empresa ressaltou que em relação aos passageiros que testam positivo antes do embarque estão sendo oferecidas três opções: cancelamento com o reembolso do valor total; cancelamento, mas com o valor total deixado como crédito para futuras compras; ou remarcação sem custos adicionais.

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