Chuvas

Compesa anuncia suspensão do abastecimento de água devido às chuvas na RMR

A Companhia informou que, aos sistemas serem reestabelecidos, a população será informada

Sistema Tapacurá abastece 25% da Região Metropolitana do RecifeSistema Tapacurá abastece 25% da Região Metropolitana do Recife - Foto: Divulgação/Compesa

A Compesa anunciou, neste sábado (28), a suspensão parcial ou total dos abastecimentos de água em alguns municípios da Região Metropolitana do Recife devido às fortes chuvas que atingem a RMR desde a segunda-feira (23). A Companhia Pernambucana de Saneamento afirmou que diversas unidades operacionais estão sem energia elétrica ou paradas por motivos de segurança e a pausa no abastecimento se dá para proteger áreas de risco, além das orientações das Defesas Civis municipais. 

Camaragibe foi a localidade mais afetada, com a totalidade do município sem o abastecimento de água. 

No Recife, os bairros afetados pelas quedas de energia elétrica são o Curado 4 e Curado 5, enquanto no município de Olinda, apenas 50% da produção normal da Compesa está funcionando, o que está causando uma queda de pressão de água e a falta dela em alguns pontos da cidade. 

Em Jaboatão dos Guararapes, os bairros Dois Carneiros, Jardim Quitandinha, Zumbi do Pacheco, UR-11 e Alto Santa Rosa estão sem fornecimento de água desde a noite da sexta-feira (27). Devido à continuidade das chuvas fortes, Muribequinha, Jaboatão Centro, Santana e Socorro também estão sem fornecimento a partir deste sábado (28). 

Para atender os protocolos de segurança, o abastecimento dos bairros Vila Torres Galvão e Arthur Lundgren I e II, no município de Paulista, também foi interrompido desde a sexta-feira (27). As áreas de morros são consideradas de risco pela Defesa Civil, mas a depender das intensidades das chuvas, o abastecimento pode voltar a normalidade no domingo (29). 

Também em Paulista o Conjunto Antônio Maria, Lot. Alameda, Jaguarana, Riacho de Prata I, parte de Maranguape 2 e parte do bairro de Pau Amarelo estão sem o abastecimento por causa da queda de energia nas unidades que atendem as áreas. 

Os bairros Bela Vista (parte alta), Galinha D'água, João Paulo II (parte baixa), COHAB, Alto da Estrela e Alto da Liberdade, no município de Moreno, estão sem o serviço pelo rompimento de um componente em um conjunto de bombas da ETA Moreno. 

Em São Lourenço da Mata, parte de uma ponte do município se partiu e arrastou a tubulação do local responsável pelo abastecimento de água do Parque do Capibaribe e devido aos reparos, foi necessário a suspensão  da Estação de Tratamento de Água - ETA Várzea Una, impactando o abastecimento de toda a cidade. 

A Compesa informou que possui equipes em campo atuando nas situações emergenciais e pede a compreensão dos moradores até a normalização dos sistemas e das condições seguras estabelecidas pelas Defesas Civis de cada município. 

De acordo com a nota, a medida que o abastecimento seja restabelecido, a população será comunicada e a Neoenergia também foi notificada para restabelecer a energia das unidades prejudicadas. 

Para contatar a Companhia, a Compesa disponibiliza o número 0800 081 0195, ou o site www.compesa.com.br e o aplicativo Compesa Mobile.

Veja também

Furacão Helene deixa ao menos 33 mortos e provoca inundações 'catastróficas' nos EUA
Furacão Helene

Furacão Helene deixa ao menos 33 mortos e provoca inundações 'catastróficas' nos EUA

Bombardeio israelense em Beirute deixa seis mortos e 91 feridos
Bombardeio israelense

Bombardeio israelense em Beirute deixa seis mortos e 91 feridos

Newsletter