Logo Folha de Pernambuco

MEIO AMBIENTE

Contrariando ambientalistas, Marinha do Brasil afunda ex-porta-aviões com material tóxico

Navio "São Paulo" carregava nove toneladas de amianto em sua estrutura

Navio tem origem francesa e foi adquirido pela Marinha do Brasil no começo do séculoNavio tem origem francesa e foi adquirido pela Marinha do Brasil no começo do século - Foto: Divulgação

A Marinha do Brasil afundou, nesta sexta-feira (3), o ex-porta-aviões São Paulo. O navio carregava nove toneladas de amianto em sua estrutura, substância que é cancerígena e banida na maior parte do planeta e se tornou uma preocupação entre especialistas por conta do impacto ambiental que seu afundamento poderia causar. 

Em nota, a Marinha informou que o procedimento foi conduzido com as necessárias "competências técnica e de segurança" a fim de evitar prejuízos de ordem logística, operacional, ambiental e econômica ao Brasil. 

A ação vem após o Ministério Público Federal (MPF) interpor recurso perante o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), na última quinta-feira (2), contra decisão da primeira instância da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) que a liminar para impedir que o casco do porta-aviões São Paulo fosse afundado em águas brasileiras.

A área escolhida para o "descanso" do casco foi 350 quilômetros da costa brasileira e cerca de 5 mil metros de profundidade. Segundo a Marinha, "As análises consideraram aspectos relativos à segurança da navegação e ao meio ambiente, com especial atenção para a mitigação de impactos à saúde pública, atividades de pesca e ecossistemas", disse a nota.

Por fim, a Marinha do Brasil também prestou reverência ao ex-Navio Aeródromo São Paulo. "Barco que abriga alma beligerante perpetuada na mente de homens e mulheres que guarneceram seus conveses, dignos servidores da Marinha Nacional Francesa e da Marinha do Brasil, sob a égide das tradições navais e de elevado espírito marinheiro".

Veja também

Natal 2024: Missa do Galo leva milhares de pessoas ao Quartel do Derby, no Recife
NATAL

Missa do Galo leva milhares de pessoas ao Quartel do Derby, no Recife

Irã condena 'admissão descarada' de Israel de assassinato do ex-líder do Hamas
oriente médio

Irã condena 'admissão descarada' de Israel de assassinato do ex-líder do Hamas

Newsletter