'É fundamental retornar à sala de vacinação para tomar a 2ª dose', diz Queiroga
Marcelo Queiroga faz balanço do combate à Covid-19 no A Voz do Brasil
O combate à pandemia de Covid-19 fez o Brasil dar saltos quantitativos e qualitativos no Sistema Único de Saúde (SUS). A afirmação é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista ao programa A Voz do Brasil que vai ao ar na noite desta quinta-feira (23).
Segundo ele, os leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) antes da pandemia eram cerca de 23 mil. Agora, estão em 40 mil. De acordo com o ministro da Saúde o grande desafio foi a campanha de vacinação. “A escassez de doses deu lugar a uma das mais bem sucedidas campanhas de vacinação contra a Covid-19 no mundo”, disse.
O ministro atribuí ao sucesso da campanha a redução no número de casos e mortes por Covid-19 no Brasil. “Em seis meses assistimos a uma redução de 90% no número de casos e 90% no número de mortes”. Queiroga lembra que, hoje, a média móvel de mortes está em cerca de 130 casos. No ápice da pandemia, esse índice chegou a 4 mil. Segundo ele, o resultado foi obtido graças a uma estratégia planejada desde 2020.
Leia também
• Governo abre consulta pública sobre vacinação de crianças contra Covid-19
• AstraZeneca: 3ª dose da vacina aumenta significativamente anticorpos contra ômicron
• Saiba as recomendações da Anvisa para uso de vacina da Pfizer em crianças
O ministro da Saúde esclarece aos mais de 20 milhões de brasileiros que ainda não completaram o esquema vacinal que a imunização completa só ocorre após a segunda dose e disse que o ministério já está provendo a dose de reforço. Segundo ele, com a dose de reforço aqueles que tomaram a vacina há mais de cinco meses têm sua capacidade de resposta aumentada no caso de uma variante ou de um novo surto de casos, evitando, assim, o aumento das hospitalizações e óbitos.
Durante a entrevista o ministro também falou sobre o combate a doenças cardiovasculares, atenção básica e o trabalho realizado nas comunidades indígenas.
A Voz do Brasil
A participação do titular do Ministério da Cidadania abre uma série de entrevistas com ministros que serão veiculadas no programa A Voz do Brasil desta quinta-feira até o último dia do ano. Haverá transmissão normal do programa nos dias 24 e 31.
A Voz do Brasil é veiculada em todas as emissoras de radiodifusão brasileiras, entre as 19h e as 22h (do horário de Brasília), de segunda a sexta-feira. O programa também pode ser acompanhado pelas redes sociais e pelo canal da TV Brasil Gov no YouTube.