'Tudo posso naquele que me fortalece', diz Bolsonaro ao anunciar alta de hospital
Presidente está internado desde segunda-feira para tratar obstrução intestinal
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (5), em sua conta no Twitter, que está de alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde está internado desde a madrugada de segunda-feira para tratar uma obstrução intestinal.
"Alta agora", escreveu Bolsonaro, publicando uma foto ao lado de sua equipe médica.
- Alta agora.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 5, 2022
- Obrigado a todos.
- Tudo posso NAQUELE QUE ME FORTALECE. pic.twitter.com/UwSZelbBh3
Uma cirurgia chegou a ser cogitada, mas foi descartada pelos médicos do presidente na manhã de terça-feira (4). Durante o dia, foi retirada a sonda nasogástrica que Bolsonaro estava utilizando.
Leia também
• Bolsonaro reage bem a dieta líquida, e médicos retiram sonda
• Flávio Bolsonaro afirma que o pai pode ter alta médica 'a qualquer momento'
• Médico de Bolsonaro descarta cirurgia; obstrução intestinal foi resolvida
Bolsonaro, que estava de férias em Santa Catarina, afirmou ter passado mal após o almoço de domingo. Ele desembarcou em São Paulo e foi direto ao hospital, onde deu entrada em razão de um "desconforto abdominal".
É a segunda vez em seis meses que o presidente é internado em São Paulo por conta de dores abdominais. Em julho de 2021 ele teve alta após cinco dias com diagnóstico de obstrução intestinal. Na época, uma cirurgia também foi cogitada, mas foi igualmente descartada.
O tratamento indicado para esse tipo de obstrução consiste em suspender a alimentação, manter a hidratação intravenosa, realizar caminhadas para movimentar o intestino e instalar uma sonda para drenar o conteúdo do estômago. Cirurgias só são indicadas quando o tratamento clínico não dá resultado em cerca de 48 horas, segundo cirurgiões.