Logo Folha de Pernambuco

Estreia

Família Addams retorna aos cinemas em nova animação

Filme mostra Mortícia, Gomez, Wandinha e Feioso viajando pelos Estados Unidos

"A Família Addams 2""A Família Addams 2" - Foto: Divulgação/Universal Pictures

Com a proximidade do Halloween, uma das famílias mais horripilantes do cinema está de volta às telas. Mortícia, Gomez, Wandinha, Feioso e toda a sua turma aterrorizante ressurgem em “A Família Addams 2: Pé Na Estrada”, nova animação da Universal Pictures, que estreia nesta quinta-feira (28) no Brasil.

A sequência é dirigida por Ben Queen e Susanna Fogel, mesma dupla responsável pelo filme anterior, lançado em 2019. Desta vez, os personagens embarcam em um trailer mal-assombrado para uma viagem ao redor dos Estados Unidos. Enquanto vivem uma aventura em família, percorrem cartões-postais norte-americanos, como Miami, o Grand Canyon e as Cataratas do Niágara.

Distanciamento preocupa

Wandinha, a filha mais velha e mais inteligente dos Addams, é o foco da trama. O filme começa com a feira de ciências da mórbida garota, que se sente cada vez mais conectada aos seus parentes nada perspicazes. Preocupado com esse distanciamento, Gomez acredita que as férias em grupo podem fazê-la se reaproximar. A surpreendente revelação de que a menina pode ter sido trocada na maternidade, no entanto, faz com que o pai tema perdê-la de uma vez por todas.



Para a alegria dos fãs da Família Addams, a animação traz os personagens da forma como todos conhecem. Gomez e Mortícia seguem apaixonados, Vandinha não deixa de pregar preparar armadilhas para o irmão mais novo e Tio Chico continua o mesmo atrapalhado de sempre. Além deles, outros personagens icônicos, como Vovó Addams, Primo Itt, Tropeço e Mãozinha estão presentes na história.

Assim como no longa anterior, “A Família Addams 2” peca ao entregar apenas um pouco de diversão para as crianças. Sem conseguir prender a atenção dos adultos, o filme se limita a uma narrativa pueril e mal elaborada. Há uma mensagem bem intencionada sobre os verdadeiros laços que unem uma família, mas isso se perde em meio a uma verdadeira avalanche de piadas bobas.

A família na pandemia

O aceno ao público adulto vem em algumas referências que surgem ao longo do filme. Uma das cenas reproduz uma sequência famosa de “Carrie, a Estranha” (1976), clássico do cinema de horror. Em outros momentos, os personagens citam a cantora Billie Eilish e o serviço de entregas do Amazon Prime, por exemplo. A influência da pandemia também está presente, como quando o Mãozinha aparece tomando banho com álcool em gel ou quando Wandinha afirma ser adepta do distanciamento social desde que nasceu.
Origem dos Addams

Adaptações

Os Addams tiveram origem em 1932, com a criação das tirinhas em quadrinhos do cartunista Charles Adams. Publicadas na revista The New Yorker, as histórias satirizavam as famílias tradicionais norte-americanas do século 20. Posteriormente, a obra ganhou várias adaptações para o cinema e a TV.

Inicialmente, os membros da família não tinham nome, até a rede ABC resolver transformar a história em quadrinhos em uma série de TV, que foi ao ar entre 1964 e 1966. Posteriormente, foram criadas séries em animação, com temporadas nos anos 1970 e na década de 1990. Com Anjelica Huston e Raúl Julia como Mortícia e Gomez, a trama ganhou ainda dois longas em live-action: um em 1991 e outro em 1993. A novidade é a produção de uma série derivada pela Netflix, ainda sem data de estreia definida. Com direção de Tim Burton, “Wednesday” mostrará os anos de Wandinha (Jenna Ortega) como aluna de um colégio interno sombrio.

Veja também

Newsletter