FIG

FIG 2024: Festival de Inverno de Garanhuns começa nesta quinta (11)

De hoje até o dia 28 de julho, o município agrestino receberá, em mais de 20 polos, atrações de música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo, gastronomia e outros

Adilson Ramos, Roupa Nova e Otto estão entre as atrações dos primeiros dias de FIGAdilson Ramos, Roupa Nova e Otto estão entre as atrações dos primeiros dias de FIG - Foto: Reproduções

Começa nesta quinta (11) o 32º FIG - Festival de Inverno de Garanhuns, que anualmente movimenta o Agreste pernambucano com uma gigantesca programação artística, totalmente gratuita.

Até 28 de julho, mais de 20 polos na cidade – distribuídos em praças, parques, teatros, na catedral e vias públicas– receberão artistas locais e nacionais, com atuação nas mais diversas linguagens: música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo, gastronomia, entre outros. 

Neste ano, o FIG é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, com patrocínios do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, e do Ministério do Turismo. E os homenageados desta edição são o cantor e compositor Reginaldo Rossi (1944-2013) e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (1965-2014).

Confira AQUI a programação completa do FIG.

Novidades
Em busca de imprimir sua marca ao evento, a Prefeitura de Garanhuns está trazendo algumas novidades nesta edição do FIG. Uma delas foi a divulgação da programação completa do festival no mês passado, com cerca de 30 dias de antecedência, algo inédito na história do FIG.

Neste ano, as ações de Literatura acontecem – de 19 a 27 de julho – em novo local: no Parque Luiz Carlos de Oliveira, que foi inaugurado na cidade em dezembro do ano passado e receberá o “Espaço da Palavra”, antes chamado de “Praça da Palavra”, pois ficava na praça da fonte luminosa.

Também muda de endereço a Casa Galeria Galpão, que abriga exposições fotográficas, artes visuais e ações de gastronomia. O polo agora ficará instalado na Escola Municipal Padre Agobar Valença, na Av. Caruaru.

Outros polos
A programação de Música do FIG seguirá em seus principais e já conhecidos polos: Palco Mestre Dominguinhos, o principal do evento; Palco Instrumental Paulo Rafael, no Parque Ruber van der Linden (o tradicionalmente conhecido “Pau Pombo”); Palco Estação, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, com apresentações intimistas; e o “dupla jornada” Palco Pop / Palco Forró Zé da Macuca, na rua Maria Ramos (próximo ao Terminal Rodoviário).

A Catedral de Santo Antônio receberá o XVII Virtuosi na Serra, com programação voltada para a música erudita. Já os mestres e mestras das tradições populares marcarão presença no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna.

As atividades formativas em linguagens artístico-culturais como música, audiovisual, fotografia, gastronomia, acontecerão na Casa dos Saberes, que fica na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).

Abertura
Neste fim de semana, toda a programação do FIG se concentra no Palco Mestre Dominguinhos, o principal do Festival. Quem abrirá esta primeira noite de FIG, às 20h, é o cantor Otto, que traz seu show cantando Reginaldo Rossi, um dos homenageados do Festival. 

Outra prata da casa, Almério vem na sequência, às 21h. Encerrando a noite, duas das mais importantes bandas brasileiras quando se trata de voz: Roupa Nova (RJ), com sua enxurrada de hits, e os mineiros do 14 BIS.

Amanhã (12) será a noite romântica do FIG, que terá shows de Carlos e Fábio (20h), Adilson Ramos (21h), o forró e cantoria de Maciel Melo (22h20), Joanna (23h40) e José Augusto (1h30).

Outras informações sobre o 32º FIG estão disponíveis no site oficial www.fig.com.br e no instagram @figgaranhunsoficial.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter