Logo Folha de Pernambuco

Tempo indeterminado

Greve de servidores do INSS atinge todas as agências em Pernambuco, diz o Sindsprev

A greve tem relação com a defasagem no salário dos servidores e a falta de concurso público. 

Greve dos servidores federais do INSSGreve dos servidores federais do INSS - Foto: Divulgação

Servidores públicos federais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve, nessa última quarta-feira (23), por tempo indeterminado. A greve foi aderida por 17 estados, entre eles Pernambuco, que foi o primeiro a aderir ao movimento. A greve tem relação com a defasagem no salário dos servidores e a falta de concurso público. 

Em Pernambuco, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev), há cerca de 700 servidores do INSS. No Estado, existem quase 90 agências e a greve afeta todas as unidades. 

“Nós, servidoras e servidores públicos federais de Pernambuco, estamos comunicando a todos que estamos em greve. Protestamos contra o congelamento salarial e a atual situação de precariedade pela qual passam diversos órgãos federais responsáveis pela prestação de serviços públicos essenciais à população brasileira”, diz uma carta aberta divulgada no site do Sindsprev. [Confira a íntegra da carta aberta à população]. 
 

Ainda segundo o sindicato, outros fatores. como falta de investimento em tecnologia nos computadores, prejudicam o trabalho dos servidores, o que resulta num atraso para concessão dos benefícios. Há pessoas que passam de seis meses a um ano para receber algum resultado do benefício, informou o Sindicato. Em todo o Brasil, há cerca de 2 milhões de processos atrasados.

O Sindsprev, porém, não soube informar quantos atendimentos são realizados diariamente nas agências do Estado.

A greve da categoria, no entanto, não interfere na perícia médica do Instituto. A reportagem procurou o INSS para saber o posicionamento do órgão quanto à greve.

"Não estamos falando sobre a greve", informou o INSS por meio de assessoria de imprensa. 


 

Último concurso
O último edital para contratação de servidores do INSS aconteceu em 2015. Os servidores entraram até o ano de 2016. O concurso expirou no ano de 2018 e não foi prorrogado. Em toda a Região Metropolitana do Recife, o Sindsprev diz que 50% dos servidores deixaram os postos de trabalho após terem se aposentado, resultando em déficit de servidores nas unidades no INSS. 

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter