Grupo São Gens lança experimento cênico inspirado no cotidiano nas palafitas do Recife
Documentário mostra o processo de criação do projeto 'Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré'
Artisticamente ativo mesmo em tempos de pandemia, o Grupo São Gens de Teatro lança um documentário nesta segunda-feira (19), às 20h. O filme aborda o processo de criação do experimento cênico “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré”.
A obra audiovisual reúne entrevistas com os profissionais envolvidos na montagem, que teve sua estreia online no último domingo (18). A live de lançamento do documentário será transmitida pelo canal no YouTube do coletivo teatral.
Realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc, o projeto traz uma dramaturgia criada a partir da vivência do autor Anderson Leite na comunidade ribeirinha da Ponte do Pina, na Zona Sul do Recife. O universo do mangue, das palafitas e da maré, com sua diversidade de sujeitos e narrativas, surge como espaço cênico e conceitual do experimento.
Leia também
• Artistas produzem de manifesto musical pelo impeachment de Bolsonaro
• Filmes pernambucanos são selecionados para o 49º Festival de Gramado
• Na maior favela de palafitas do Brasil, a Covid é mais uma mazela
Coloca em evidência o espaço urbano da cidade e sua relação com as margens, a obra discute temas como homofobia, estupro, assédio, machismo, violência policial, racismo e vulnerabilidade social. A proposta visa gerar reflexões sobre os problemas inerentes ao fluxo contínuo de uma favela, revelando suas poéticas e mazelas cotidianas.
Além de Anderson Leite, que também dirige a encenação, o elenco traz os atores Elis Hellen e Halberys Morais. A direção Musical é de Arnaldo do Monte e o figurino tem a assinatura de André Lourenço.