INCÊNDIOS

Helder Barbalho faz pouso de emergência por causa de fumaça; episódio é o 2º em menos de um mês

Na última terça-feira, 17, Barbalho decretou situação de emergência no Pará em razão da estiagem e dos incêndios

Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA)Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA) - Foto: Governo do Estado do Amapá GEA

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), teve que fazer um pouso de emergência na noite desta quarta-feira, 18, por causa da fumaça das queimadas no Estado. O voo de Barbalho saiu de Irituia, a leste da capital, Belém, em direção a São Caetano de Odivelas, mas precisou aterrissar em Santa Maria do Pará.

Nas suas redes sociais, o governador falou sobre o ocorrido e pediu desculpas aos moradores de Odivelas por não participar da inauguração da nova orla da cidade.

Em 31 de agosto, Barbalho teve que fazer outro pouso de emergência. Na ocasião, o avião ia de Cametá para Tucuruí e fez um pouso forçado ao chegar à segunda cidade. O filho do governador também estava a bordo. Nesse caso, o motivo do pouso foi descrito apenas como acidente; em ambos os episódios, ninguém se feriu.

Na última terça-feira, 17, Barbalho decretou situação de emergência no Pará em razão da estiagem e dos incêndios. São quase 1,5 mil focos de incêndio em áreas florestais no Estado.

Belém sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em novembro de 2025. O evento discutirá as mudanças climáticas e caminhos para solucioná-las, ou ao menos mitigar seus efeitos. O governo federal espera que mais de 40 mil pessoas participem da conferência.
 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter