Logo Folha de Pernambuco

PRIMEIRA INFÂNCIA

Historicamente escanteada, primeira infância é tema priorizado pelo TCE-PE

Reunião com representantes de todas as cidade de Pernambuco marcou "primeiro passo" para implementação de políticas públicas eficazes sobre o tema

"O TCE já implementou diversas ações para buscar esclarecimentos e descobrir a causa dessa ausência", disse Ranilson Ramos"O TCE já implementou diversas ações para buscar esclarecimentos e descobrir a causa dessa ausência", disse Ranilson Ramos - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) escolhe uma temática todo ano para desenvolver um trabalho mais específico, mobilizando as autoridades vinculadas. Em 2022, o meio ambiente foi o indicado. E no mês passado, foi oficializado o fechamento de todos os lixões no estado como consequência. Para este ano, a primeira infância, que é a fase da vida até os seis anos de idade, foi a selecionada.


O presidente do Tribunal, Ranilson Ramos, explicou as razões da escolha. “Em Pernambuco, nós constatamos a completa ausência do financiamento para a implementação das políticas públicas da primeira infância por parte dos municípios. Elegemos a primeira infância como tema deste ano, e estamos tratando como prioridade. Todo o Brasil está voltado para isso”, disse inicialmente.

“É uma ausência financeira de políticas públicas e um vazio de toda a vida. Não tem nem abertura de orçamento para isso e precisamos mostrar essa insuficiência. A primeira infância ficou uma coisa oculta no Brasil inteiro, e o controle externo deixou passar”, lamentou.


O primeiro passo para a mudança se deu na última segunda-feira (3), quando o TCE promoveu um seminário intitulado “Primeira Infância: Competência e Financiamento”, no Museu Cais do Sertão, no bairro do Recife Antigo. O evento teve nove horas de duração e a expectativa é de que em breve os municípios apresentem um documento especificando como pretendem atender as demandas da primeira infância em cada cidade. Atualmente, apenas 94 municípios têm um mapeamento sobre o tema.

TCE promoveu um seminário intitulado “Primeira Infância: Competência e Financiamento” na última segunda-feira (3) (Foto: Divulgação/TCE)

Representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) também participaram do evento. 

Durante o seminário, o deputado federal Lucas Ramos (PSB) anunciou a liberação de R$ 1 milhão em recursos para uso em ações da primeira infância em municípios de menor porte do estado. 

“O TCE já implementou diversas ações para buscar esclarecimentos e descobrir a causa dessa ausência. No seminário, vieram todos os 184 municípios. Agora, eles vão implementar seus planos, que serão levados para a Câmara Municipal para que haja uma aprovação e vire lei”, detalhou.

Depois desse primeiro encontro, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco também terá um “dever de casa”. “Vamos implementar cursos de capacitação para os gestores públicos poderem implementar essas políticas. Vamos ajudar a todos, principalmente os municípios menores”, assegurou o presidente Ranilson Ramos.


“A primeira infância tem uma transversalidade enorme. Ela começa na saúde, ainda no pré-natal, passa na educação e também no desenvolvimento social”, afirmou.


Em todo o Brasil

O presidente Ranilson Ramos ainda ressaltou o fato de o tema estar sendo trabalhado em todo o Brasil, mencionando uma nova mobilização, prevista para acontecer na próxima terça-feira (11). 

“Todo o Brasil está se voltando para a primeira infância. Hoje são verbas completamente insuficientes. No próximo dia 11, será instalada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar Mista, entre Senado e Câmara”, disse.

Ele ainda usou como um exemplo de insuficiência um programa criado pelo governo federal do então presidente Michel Temer.

“Tem o ‘Criança Feliz’, que financia R$ 30 mil por ano aos municípios menores, e isso não é suficiente. Todos nós estamos devedores, em todos os níveis de governo”, encerrou.
 

Veja também

Na mira de Trump, presidente de agência reguladora do mercado nos EUA renuncia ao cargo
EUA

Na mira de Trump, presidente de agência reguladora do mercado nos EUA renuncia ao cargo

Ex-presidente argentino é intimado a depor em caso por violência de gênero
argentina

Ex-presidente argentino é intimado a depor em caso por violência de gênero

Newsletter