Logo Folha de Pernambuco

Europa

Jogadores brasileiros na Ucrânia pedem ajuda ao Governo para deixar o país: confira vídeo

"Nos sentimos realmente abandonados", diz uma das esposas; campeonato nacional está paralizado

Jogadores pedem apoio do Governo para sair do paísJogadores pedem apoio do Governo para sair do país - Foto: Reprodução/Twittter

Os jogadores brasileiros do Dynamo e Shakhtar Donetsk vivem momentos de tensão na cidade de Kiev, na Ucrânia. Em meio ao anúncio da invasão das tropas militares russas no país, os atletas abandonaram suas casas na capital ucraniana e partiram em direção a um hotel na manhã desta quinta-feira (24), horário de Brasília.

No local, utilizam suas redes sociais para divulgar um vídeo solicitando ajuda a embaixada brasileira para retirar suas famílias do país. 
 
De acordo com os atletas, a evasão em massa de moradores da cidade e a falta de combustível disponível fez com que eles ficassem presos no local. Ainda na noite da última quarta-feira (23), a Ucrânia fechou a fronteira e o espaço aéreo. Os dois maiores do país possuem, somados, 14 atletas com nacionalidade brasileira. 

Um dos jogadores é Junior Moraes, brasileiro naturalizado ucraniano e que defende o Shaktar e a seleção nacional. Em publicação no Instagram, o atleta relatou que a situação é grave.

"Todos amigos e familiares, a situação é grave e estamos presos em Kiev esperando uma solução para sair! Estamos dentro de um hotel. Orem por nós!", publicou. 

Um dos outros jogadores que aparece no vídeo faz o apelo ao Brasil. "A gente está aqui pedindo ajuda de vocês. Fronteiras fechadas, espaço aéreo fechado, não tem como a gente sair. A gente pede muito apoio ao Governo do Brasil, que possa nos ajudar", disse.

“Nos sentimos realmente abandonados, porque não sabemos o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil. Saímos com uma peça de roupa e não sabemos como vamos resolver a situação”, desabafa uma das esposas dos jogadores, em um vídeo que está sendo divulgado pelas redes sociais.

Confira o vídeo:

 

Veja também

Newsletter