Jovem americana de 18 anos é intubada por uso de cigarros eletrônicos
Juliet Roberts usava os dispositivos há cerca de 4 anos; ela teve dano pulmonar e pneumonia
Aos 18 anos, a jovem americana Juliet Roberts precisou ser internada e intubada por conta de complicações relacionadas ao uso de cigarros eletrônicos, em janeiro desse ano.
Ela, que mora no estado do Tennessee, fazia uso dos dispositivos, que deterioram e enfraqueceram seus pulmões, desde os 14. Roberts gravou um vídeo no Tik Tok com um relato do episódio e um alerta para que outros jovens tomem cuidados com os cigarros eletrônicos.
Roberts conta ter acordado um dia sentindo um leve resfriado. Com o passar dos dias, a jovem passou a sentir cada vez mais falta de ar. Ela chegou a ficar 4 dias intubada.
Leia também
• Ministério da Saúde fecha compra de 2 milhões de doses de Pfizer para crianças
• Estudo traça perfil de trabalhadores "invisíveis" da saúde
• Com 6% do mercado de planos de saúde, operadora Amil tem futuro incerto
— Tenho uma longa recuperação diante de mim. Não posso trabalhar por um período de seis meses até um ano. Não consigo fazer coisas como tomar banho e subis escadas sozinha — conta a jovem em uma das gravações compartilhadas no Tik Tok.
Os médicos afirmaram a Juliet que, caso não tivesse buscado ajuda, teria morrido. Ela diz ter sido diagnosticada com pneumonia e dano pulmonar, causado pela presença de toxinas no órgão.
— Meus pulmões nunca vão se recuperar completamente. Mas eles deverão ficar fortes o suficiente para voltar a minha vida normal — disse a jovem, que garantiu não usar mais os cigarros eletrônicos:— Passar quatro dias intubada é motivação suficiente para parar.