Linha Centro do Metrô do Recife é fechada e passageiros enfrentam transtornos
CBTU explicou que trem quebrado causou a paralisação do sistema
A terça-feira (10) começou com transtornos para os usuários da Linha Centro do Metrô do Recife. Por volta das 6h30, um trem apresentou falha mecânica entre as estações Barro e Werneck.
Estações como Cavaleiro, Tejipió, Mangueira, Camaragibe, Alto do Céu e Coqueiral foram fechadas. Os dois ramais, Camaragibe e Jaboatão, apresentaram atrasos nas viagens, segundo os passageiros. Foi somente por volta das 8h39 que o trem com defeito pôde ser rebocado e o sistema voltou a funcionar plenamente.
A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para esclarecer o motivo de mais uma paralisação do sistema.
A companhia não revelou o motivo do mau funcionamento do trem, mas explicou que a demora para retomar o serviço foi por conta dos passageiros terem começado a andar nos trilhos.
"O trem quebrou próximo à Estação Werneck, e o reboque poderia ter saído uma hora atrás, mas as pessoas ficam andando pelos trilhos, fica cheio de gente andando. Quando um trem quebra, ele é evacuado, mas aí o povo desce e atrapalha a gente", explicou o chefe de comunicação da CBTU, Salvino Gomes.
"A CBTU reitera que os usuários do sistema devem respeitar as regras de segurança e não podem descer a via, pois há risco de atropelamento ou eletrocussão. Além disso, problemas que podem ser resolvidos em alguns minutos, têm seu tempo de resolução muito maior devido à espera em retirar todas as pessoas da via", completou a CBTU, por meio de nota.
Leia também
• Grande Recife reforça frotas de ônibus para domingos sem metrô
• Metrô quebra e tempo de espera dobra no ramal Jaboatão
• CBTU informa que Metrô do Recife funcionará neste domingo (25); paralisação inicia em setembro
Nas redes sociais, usuários reclamaram de mais um dia sem o transporte, que, vale lembrar, está sem operar aos domingos para manutenção desde 1º de setembro.
Passageiros também disseram que foram informados sobre a quebra de um trem na altura da Estação Werneck.
Nas estações com integração com ônibus, passageiros enfrentaram longas filas para conseguir entrar em um coletivo.