Câmara dos Deputados

Lira confirma que apoia Hugo Motta para presidência da Câmara, diz líder do PT

Candidato do Republicanos à presidência da Casa reuniu líderes de partidos expressivos em almoço em que comemora seu aniversário

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) - Foto: Mario Agra/Agência Câmara

O líder do PT, deputado Odair Cunha (MG), declarou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou que vai apoiar a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), a chefia da Casa.

Os três se reuniram hoje com outros líderes de partidos expressivos na Casa, como Altineu Cortes (PL-RJ), Doutor Luizinho (PP-RJ) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

De acordo com o líder petista, Lira disse que "apoia o nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão, como um nome qualificado para a construção da unidade na casa". Odair declarou ainda que vai "submeter o nome de Hugo Motta ao conjunto de parlamentares da Bancada (do PT) para que seja avaliado no processo de sucessão da Casa".

O encontro sinaliza o arco de aliança em torno de Motta e acontece depois das articulações envolvendo uma possível aliança entre os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA).

Motta entrou na disputa após o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), se retirar.

Já na largada, Motta foi considerado favorito por reunir sinalizações positivas de Lira, do governo e também da oposição.

Na quarta-feira da semana passada, o líder do Republicanos foi recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente Lula irá receber Elmar hoje para falar sobre os cenários da disputa.

O líder do União tem descartado desistir e reiterou que é candidato em reunião ontem com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

No encontro, ele também se queixou de Lira e disse que será candidato mesmo sem o apoio do deputado do PP.

Apesar de ser ligado ao presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, Motta é visto com bons olhos por aliados do governo, que avaliam que ele tem um perfil mais previsível do que Elmar, que tem um histórico de conflitos com o PT.

Mesmo com a aliança desenhada entre PSD e União, apoiadores de Motta avaliam que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e a cúpula do União Brasil tem desavenças históricas e que esse aceno a Elmar seria uma forma de valorizar o partido nas negociações por apoio ao líder do Republicanos. Integrantes do PSD negam e dizem buscar dividir o PL, o PT e ter o apoio do MDB.

No caso do MDB o mais provável é que haja um apoio ao Republicanos.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, foi colega de bancada de Motta na Câmara quando ele era do MDB e ambos são próximos. Isnaldo foi um dos presentes no jantar de aniversário do candidato do Republicanos.

As únicas bancadas relevantes ausentes são justamente as do União e do PSD.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter