Livro sobre o espaço Bcubico ganha pré-lançamento em festival
Publicação tem como tema a galeria de arte que funcionou no Recife entre 2011 e 2015
Espaço voltado às artes, que funcionou no Recife entre 2011 e 2015, o Bcubico é tema de um livro organizado por Edson Barrus e Yann Beauvais, seus idealizadores. A publicação, que leva o nome do espaço, ganha pré-lançamento, em formato de live, nesta quarta-feira (22), às 16h.
O evento integra a programação do VII Festival Dobra - Festival Internacional de Cinema Experimental, com transmissão pelo YouTube e Facebook do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). Já o lançamento oficial será anunciado até dezembro.
Cristiana Miranda, Lucas Murari e Luiz Garcia, curadores do festival, serão os mediadores do bate-papo. Na ocasião, Edson e yann tratam sobre o processo de organização do material junto a Peggy Ahwesh, artista que já expôs no Bcubico, e Ж, programador de algumas ações no espaço e também coordenador editorial da publicação. Uma prévia do conteúdo será dispobibilizada no site oficial do projeto.
Leia também
• Bienal do Livro de Pernambuco anuncia primeiras atrações confirmadas
• Pernambucano Paulo Sales lança livro sobre a vida no Nordeste do Brasil
• Livro 'A República das Milícias' ganha versão em podcast
Durante o seu tempo de vida, a galeria Bcubico abraçou diferentes formas de arte contemporânea. Seu foco era a exibição e o compartilhamento de filmes experimentais, videoartes, trabalhos de arte digitais e performativos. Exposições, laboratórios, reuniões e formações, em suas instalações ou em parceria com diversas instituições locais e internacionais, estiveram entre as suas atividades.
Ana Lira, Anthony McCall, Edson Barrus, Jean-Michel Bouhours, Keith Sanborn, Malcom Le Grice, Matthias Müller e Nathalie Magnan são alguns dos agentes culturais que assinam os textos do livro. A edição é da .txt texto de cinema, com produção de Rose Lima, da Experimento Produções. O material conta com incentivo do Funcultura e será lançado em edição trilíngue (português, francês e inglês), com versão impressa e digital.