Logo Folha de Pernambuco

ESTATAL

Lula assina decreto de nomeação de Galípolo e novos diretores do Banco Central

Documento é o último passo antes da posse do dirigente, que só ocorrerá a partir de 1º de janeiro, conforme manda a lei de autonomia do BC

Presidente Lula com os ministros Fernando Haddad, Rui Costa e Simone Tebet e o futuro presidente do Banco Central, Gabriel GalípoloPresidente Lula com os ministros Fernando Haddad, Rui Costa e Simone Tebet e o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo - Foto: Reprodução / YouTube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o penúltimmo dia útil do ano para assinar, nesta segunda-feria, o decreto de nomeação de Gabriel Galípolo na presidência do Banco Central, em substituição a Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra nesta terça-feira.

A assinatura foi realizada durante reunião no Palácio da Alvorada, na presença de Galípolo e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

No decreto, também constam a nomeação de Nilton David, Izabela Corrêa, e Gilneu Vivan como novos diretores do BC. O documento, que será publicado no Diário Oficial da União (DOU), é o último passo antes da posse dos quatro dirigentes, que só ocorrerá a partir de 1º de janeiro, conforme manda a lei de autonomia do BC.

Nilton David substitui o novo chefe do BC na diretoria de Política Monetária, enquanto Izabela Côrrea entra na vaga de Carolina Barros, que encerra seu mandato na diretoria de Relacionamento e Cidadania e Supervisão de Conduta nesta terça.

Já Gilneu Vivan assume a diretoria de Regulação, no lugar de Otávio Damaso, que também deixa o BC nesta terça.

Galípolo, Izabela e Gilneu Vivan terão mandato de quatro anos, podendo ser reconduzidos uma única vez pelo mesmo período, caso seja da vontade do presidente da República. Já Nilton David somente completará o mandato de quatro anos de Galípolo na diretoria de Política Monetária, iniciado em julho de 2023. Depois, também pode ser reconduzido.

A posse dos quatro dirigentes dará a Lula maioria dentro do BC, com indicação dos sete dos nove diretores. Hoje, são quatro escolhidos pelo petista e cinco que já estavam no governo de Jair Bolsonaro.

Veja também

Falso QR Code, oferta de emprego no exterior: conheça golpes que podem hackear seu WhatsApp
TECNOLOGIA

Falso QR Code, oferta de emprego no exterior: conheça golpes que podem hackear seu WhatsApp

Lula deve vetar "jabutis" que poderiam encarecer contas de luz em projeto sobre eólicas no mar
BRASIL

Lula deve vetar "jabutis" que poderiam encarecer contas de luz em projeto sobre eólicas no mar

Newsletter