Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Lula conversa de maneira remota com presidente da África do Sul

Segundo a nota publicada pelo Planalto, Lula lamentou não ter encontrado Ramaphosa na reunião dos Brics

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da África do Sul, Ciryl RamaphosaO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da África do Sul, Ciryl Ramaphosa - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou na manhã desta segunda-feira, 4, remotamente, com o presidente da África do Sul, Ciryl Ramaphosa. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.

Segundo a nota publicada pelo Planalto, Lula lamentou não ter encontrado Ramaphosa na reunião dos Brics, na Rússia, no mês passado.

O presidente brasileiro cancelou a participação no evento por causa do acidente doméstico que sofreu em 19 de outubro.

Segundo o texto, Lula "reiterou interesse no encontro bilateral durante a cúpula do G20, no Rio de Janeiro, onde a África do Sul irá receber do Brasil a presidência do grupo para o próximo ano"

Além disso, Lula reforçou convite a Ramaphosa para participar do café da manhã do Ibas (grupo que reúne Brasil, África do Sul e Índia) previsto para o dia 19, durante a cúpula do G20.

O brasileiro também agradeceu o apoio sul-africano à proposta de paz de China e Brasil para a guerra entre Rússia e Ucrânia.
 

Veja também

Estão "armando uma bomba no Congresso" com PEC da escala 6x1, diz presidente da FPE
CÂMARA

Estão "armando uma bomba no Congresso" com PEC da escala 6x1, diz presidente da FPE

CNT/MDA: Popularidade de Lula e de seu governo cai de janeiro para cá
PESQUISA

CNT/MDA: Popularidade de Lula e de seu governo cai de janeiro para cá

Newsletter