Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2022

MDB lança oficialmente a pré-candidatura de Simone Tebet a presidente da República

Para se diferenciar dos outros presidenciáveis, a direção do MDB procurou ressaltar a trajetória política da senadora, que já foi líder do MDB

Simone Tebet Simone Tebet  - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Com o objetivo de marcar posição nas eleições de 2022, o MDB lançou oficialmente nesta quarta-feira (8) a pré-candidatura à presidência da República da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Ela é a única mulher até agora a entrar na disputa e representa mais uma postulante a ocupar espaço na chamada "terceira via", que já tem como pré-candidatos o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos).

"Está aprovada a candidatura de Simone Tebet como presidente da República", declarou o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. O anúncio foi feito no mezanino de um hotel em Brasília, que reuniu, além dos caciques do MDB, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, e o presidente do União Brasil, Luciano Bivar.

Para se diferenciar dos outros presidenciáveis, a direção do MDB procurou ressaltar a trajetória política da senadora, que já foi líder do MDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, além de ter sido vice-governadora do Mato Grosso do Sul e duas vezes prefeita de Três Lagoas. Com o slogan "Uma nova esperança para o Brasil", ele foi apresentada no vídeo promocional como "mulher, mãe, professora e política".

Para os dirigentes de outros partidos, como PSDB e Podemos, Tebet é vista como uma "vice ideal" para o pleito presidencial do ano que vem. Ela também enfrenta resistências de alas do MDB da região Nordeste que avaliam como opção mais viável uma aliança em torno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A senadora ganhou protagonismo por sua participação na CPI da Covid e durante a disputa pelo comando do Senado, ocorrida no início do ano. Na ocasião, Tebet saiu derrotada para Rodrigo Pacheco, que contou com o apoio de parte da bancada do MDB.

A direção do partido já colocou como data-limite até abril de 2022 para ela emplacar e alcançar pelo menos 10% das intenções de voto - na maioria das pesquisas eleitorais feitas até agora, ela ainda não pontuou. Reservadamente, caciques do MDB não descartam a composição com outros pré-candidatos da terceira via. 

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter