EUA

Morre Ivana Trump, primeira esposa de Donald Trump

Ivana foi casada com Trump de 1977 a 1992; Casal teve três filhos

Ivana Trump no Festival de Cinema de Cannes na Riviera Francesa, em maio de 2000Ivana Trump no Festival de Cinema de Cannes na Riviera Francesa, em maio de 2000 - Foto: Jack Guez / AFP

Ivana Trump, primeira esposa do ex-presidente dos Estados Unidos e mãe de três de seus filhos, morreu aos 73 anos, informou, nesta quinta-feira (14), o magnata republicano.

"Estou muito triste ao anunciar a todos os que a amavam, que eram muitos, que Ivana Trump morreu em sua residência em Nova York", escreveu Donald Trump em sua rede social, Truth Social.

O ex-inquilino da Casa Branca enalteceu a vida "formidável" da ex-modelo e esquiadora de ascendência tcheca, com quem foi casado de 1977 a 1992

Um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York disse à AFP em um comunicado enviado por e-mail que os policiais responderam a um telefonema em seu endereço no Upper East Side por volta das 12h40 locais (14h40 de Brasília).

"Ao chegar, os agentes viram uma mulher de 73 anos inconsciente e que não respondia. Os serviços médicos de emergência foram ao local e declararam que a vítima tinha falecido ali", disse o porta-voz.

O comunicado acrescentou que "não parece haver criminalidade" e que o médico legista da cidade determinará a causa da morte.

"Era uma mulher maravilhosa, linda e impressionante, que levou uma vida grandiosa e inspiradora", escreveu Trump, de 76 anos, em sua publicação nas redes sociais.

"Seu orgulho e alegria eram seus filhos, Donald Jr, Ivanka e Eric. Sentia tanto orgulhoso deles, como todos nós sentimos muito orgulho dela. Descanse em paz, ivana!", acrescentou.

O ex-inquilino da Casa Branca enalteceu a vida "formidável" da ex-modelo e esquiadora de ascendência tcheca, com quem foi casado de 1977 a 1992.

O casal teve três filhos. O mais velho, Donald Jr, nasceu no mesmo ano em que se casaram. Depois, em 1981, nasceu Ivanka, seguida por Eric, em 1984.

"Nossa mãe era incrível: forte nos negócios, atleta de classe mundial, uma beleza radiante e uma mãe e amiga carinhosa", publicou Eric Trump em sua conta no Instagram. "Sua mãe, seus três filhos e dez netos sentiremos muitas saudades dela", acrescentou na mensagem.

Ao longo dos anos 1980, os Trump foram um dos casais de maior destaque em Nova York, e seu estilo de vida extravagante era um exemplo dos excessos da década.

Seu poder e fama cresceram à medida que o negócio imobiliário de Donald Trump disparou, no qual Ivana assumiu várias funções-chave.

O rompimento do casal e o divórcio no começo dos anos 1990 ocuparam as páginas dos tabloides nova-iorquinos.

Segundo os boatos, o casamento se separou em parte pelo romance de Donald Trump com a atriz Marla Maples, com quem se casou em 1993 e teve uma filha chamada Tiffany.

O magnata americano se casou pela terceira vez com Melania Trump, em 2005, e tiveram um filho, Barron, de 16 anos.

Ivana, por sua vez, contraiu matrimônio quatro vezes ao longo da vida, uma antes de se casar com Trump e outras duas após a separação.

Após um tempo trabalhando nos negócios imobiliários com aquele que foi seu marido, Ivana Trump seguiu uma carreira empresarial de sucesso na moda, com joias e produtos de beleza.

A ex-modelo também escreveu vários livros. Em outubro de 2017, meses depois de Trump chegar à Casa Branca, Ivana Trump publicou "Raising Trump", livro em que relata ter ensinado aos filhos "o valor do dinheiro, a não mentir, nem enganar, nem roubar, e a respeitar os demais".

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter