Morre Silvio Santos: políticos e autoridade lamentam; veja repercussão
Jair Bolsonaro, Rui Costa, Alexandre Padilha, Randolfe Rodrigues e João Doria comentaram a morte do apresentador
Políticos e autoridades lamentaram a morte do apresentador e empresário Silvio Santos na madrugada deste sábado em São Paulo.
Em 18 de julho de 2024, o comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem.
Silvio Santos nasceu com o nome de batismo Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos.
Leia também
• SBT: "O céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos"
• Silvio Santos: relembre os 10 bordões mais marcantes do apresentador
• Silvio Santos foi enredo de escola de samba e tema de livros, série de TV e musical de teatro
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Silvio Santos foi a maior personalidade da televisão brasileira: "Sílvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país.
Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio.
Mas será sempre lembrado como Sílvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros e brasileiras, querido pelas suas 'colegas de trabalho', como carinhosamente chamava as telespectadoras. Com seu talento e carisma lançou e deu apoio a muitos talentos da televisão, do humor e do jornalismo.
Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país. Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país.
Meus sentimentos e solidariedade para sua esposa, suas seis filhas, todos os familiares, amigos, trabalhadores de suas empresas e fãs pelo Brasil", escreveu o presidente nas redes sociais.
Governo de São Paulo
"Com profundo pesar, o Governo do Estado de São Paulo lamenta o falecimento do empresário e apresentador Silvio Santos, aos 93 anos, neste sábado (17). Fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), tornou-se um dos símbolos da comunicação brasileira graças à maneira simples, direta e carismática com que lidava com o público. Está decretado luto oficial de três dias no estado de São Paulo".
Arthur Lira, presidente da Câmara
"O Brasil perdeu hoje um dos maiores comunicadores da história da televisão. Minha solidariedade e orações à família e aos amigos de Silvio Santos neste momento tão triste. Sua trajetória pessoal, familiar e profissional é exemplo para todos os brasileiros", disse.
Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
“Um dos maiores comunicadores do Brasil, Silvio Santos tem uma história de sucesso empresarial que sempre será exemplo. Um empreendedor que, do zero, criou uma das maiores emissoras de televisão do país. Deixará marca eterna na comunicação brasileira por sua conexão única com o público e que atravessou gerações. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos os funcionários do SBT.”
Alexandre de Moraes, ministro do STF
"O Brasil perde o maior apresentador e comunicador de sua história: Senor Abravanel, nosso Silvio Santos. Trabalhador, competente e visionário, sempre soube se comunicar - geração após geração - com todos os brasileiros e brasileiras com sinceridade, alegria e, acima de tudo, muita humildade. Meus sentimentos a toda sua família, na certeza de que seu legado de trabalho e alegria será eterno."
André Mendonça, ministro do STF
"Com pesar recebi a notícia do falecimento de Silvio Santos. Silvio deixa um importante legado ao povo brasileiro, não só por ter sido um dos maiores comunicadores da história do país, mas também por sua humanidade e bondade. Rogo para que Deus conforte seus familiares e amigos."
Paulo Gonet Branco, procurador-geral da República
"O Brasil perdeu hoje uma das principais personalidades da comunicação televisiva. Um homem que dedicou sua vida ao público, comprometido em trazer alegria e que construiu uma das maiores emissoras do país. Seu legado atravessou e continuará a atravessar gerações. Meus sentimentos à família, amigos e funcionários."
Luiz Fux, ministro do STF
“Silvio Santos, por meio de sua comunicação televisiva, fez o público brasileiro usufruir na plenitude ao direito à felicidade. Estava sempre sorrindo. Nutriu os brasileiros do sentimento da alegria dominical que conduzia as famílias a se reunirem para assisti-lo. Coincidentemente, na época em que era camelô, mantinha amizade com meu saudoso pai, a quem se junta nessa finitude da sua vida dedicada às famílias e ao Brasil. Recentemente conversei com Silvio ao telefone e ficamos de marcar um jantar. Infelizmente não deu tempo. Por agora, avisem aos céus: Silvio Santos vem aí!”
Jair Bolsonaro, ex-presidente
" Hoje nos deixa Sílvio Santos, um exemplo de alegria e empreendedorismo para todos nós. Homem simples, de trato fácil, com um carisma irresistível. Começou como vendedor ambulante nas ruas do Rio e se tornou um dos maiores empresários de Comunicação do Brasil", postou o ex-presidente Jair Bolsonaro, nas redes sociais.
Rui Costa, ministro da Casa Civil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou o carisma de Silvio Santos. "Com tristeza recebi a notícia do falecimento do apresentador Silvio Santos, uma das figuras mais icônicas da televisão brasileira. Símbolo de alegria e entretenimento, Silvio marcou gerações com seu carisma, talento e dedicação à comunicação. Sua trajetória, que começou com humildade, se transformou em um legado de sucesso notável", escreveu.
Juscelino Filho, ministro das Comunicações
"O Brasil perdeu um dos maiores comunicadores da nossa história. Silvio Santos, que nos deixou hoje aos 93 anos, transformou a televisão brasileira com carisma, alegria, criatividade e um estilo único. Ouso dizer que não há no país uma só família que não o tenha assistido aos domingos. Fica um legado inegável e eterno como apresentador, empresário da comunicação e brasileiro. “Silvio Santos é coisa nossa”. E sempre será. Meus sentimentos aos familiares, amigos e milhões de fãs. Que Deus o receba de braços abertos e conforte a todos neste momento de dor. Nosso muito obrigado por tudo, Silvio!"
Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também comentou a morte de Silvio Santos: "Um dos maiores ícones da televisão brasileira nos deixou neste sábado. Silvio Santos. O Brasil se despede de um de seus maiores comunicadores, um profissional que levou alegria por onde passou e que fez parte da vida de todos nós por tantos anos. Obrigado por tanto, Silvio! Nossos sentimentos aos familiares amigos e fãs. Descanse em paz!", escreveu Padilha.
Randolfe Rodrigues, senador, líder do governo no Congresso
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que o país perdeu seu maior comunicador: "Hoje o Brasil perde o seu maior comunicador. Silvio Santos cravou seu nome na história da televisão brasileira e jamais será esquecido. Meu abraço aos familiares, amigos e a toda equipe do SBT."
João Doria, ex-governador de SP
O ex-governador de São Paulo João Doria foi outro político que comentou a morte do apresentador: "O Brasil se despede de uma lenda da televisão: Silvio Santos, o grande rei da TV brasileira. Ao longo de sua brilhante carreira, Silvio Santos encantou gerações, moldou a história da televisão no Brasil e se tornou um vitorioso e admirável empreendedor. Silvio Santos agora vai estampar seu sorriso para sempre em nossa memória."