Logo Folha de Pernambuco

Violência

Morre turista alemão vítima de assalto no Centro do Recife

O latrocínio ocorreu na última quinta-feira (8), no Pátio do Carmo

Werner Duysen Gurkasch (esq.) morreu vítima do latrocínio. Ao seu lado, o marido, Wolfgang Duysen GurkaschWerner Duysen Gurkasch (esq.) morreu vítima do latrocínio. Ao seu lado, o marido, Wolfgang Duysen Gurkasch - Foto: Reprodução/Instagram

Morreu, nesta quarta-feira (14), o turista alemão de 81 anos que foi vítima de assalto no Centro do Recife, na última quinta-feira (8). Ele se encontrava internado no Hospital Santa Joana. A morte do idoso Werner Duysen foi confirmada pela delegada Polyanne Farias, titular da Diretoria Integrada Especializada (Diresp) da Polícia Civil de Pernambuco. A unidade de saúde não foi autorizada a detalhar informações.

O latrocínio (roubo seguido de morte) ocorreu na avenida Dantas Barreto, no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, nas proximidades da Basílica do Carmo, por volta das 11h. O companheiro de Werner, Wolfang Werner Duysen Gurkasch, de 79 anos, foi ouvido e deve seguir participando na investigação policial. O casal, que chegou em um cruzeiro que atracou no Porto do Recife, estava em passeio pela cidade

Na terça-feira (13), a polícia anunciou a prisão de um dos suspeitos de envolvimento com o latrocínio, um homem de 27 anos.

Com a confirmação da morte do estrangeiro, a investigação policial passa a ser por latrocínio e não mais tentativa. "Foi gerada uma ocorrência de latrocínio consumado. Nós estamos com esse inquérito em andamento, as investigações continuam", detalhou Polyanne Farias, que acrescentou que a pena imputada ao suspeito do crime pode ser de 20 a 30 anos de prisão.

O homem passou por audiência de custódia nesta quarta-feira. De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jonas Félix de Souza teve a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva e foi encaminhado para o Cotel. 

 

WhatsApp Image 2022 12 14 at 13.40.19Crime ocorreu nas proximidades da Basílica do Carmo, no Centro do Recife (Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco)

Dinâmica do crime
Inicialmente, havia a informação de agressão com arma branca contra Werner, que teria sido esfaqueado. Diligências complementares, no entanto, apontam que o alemão caiu e sofreu uma pancada na cabeça durante a abordagem.

"A investigação não se resume à confissão, nós temos diversos indícios e provas. Há um prazo para a conclusão do inquérito e durante esse período todas as provas estão sendo analisadas, inclusive imagens do fato", completou a delegada, ao citar os próximos passos da investigação.

Segundo Polyanne Farias, quatro pessoas participaram da investida criminosa. Logo, três seguem foragidas e a polícia continua nas buscas. "Eles têm uma maneira comum de agir: cercam as vítimas e já intimidam e ameaçam, se utilizam da violência física", explicou. 

"O corpo será submetido à perícia tanatoscópica. A conclusão que virá no laudo vai dizer com certeza qual a causa. As investigações, até então, apontam que foi justamente essa pancada na cabeça, decorrente da violência física empreendida na hora em que estavam subtraindo os pertences da vítima", finalizou Polyanne Farias.

A Polícia Civil de Pernambuco mantém contato com o Consulado-Geral da Alemanha no Recife para seguir com os trâmites relacionados ao turista. A reportagem tenta o posicionamento da representação alemã.

Suspeito foi preso no local do crime
Diretor de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Pernambuco, o coronel Alexandre Tavares afirmou que, em 2 de dezembro, foi lançada a Operação Papai Noel para reforçar o policiamento no Centro do Recife.

"Todos os anos, ela é desencadeada para que no mês de dezembro a gente tenha um reforço de policiamento no Centro do Recife. A gente entende que há um aumento considerável de pessoas circulando no Centro para as suas compras de Natal", detalhou.

Este ano, a PM destaca 132 agentes por dia para o efetivo da operação, parte a pé e parte motorizada em viaturas ou motocicletas e montado a cavalo, além do policiamento de trânsito e policiamente com apoio de cães.

A operação ocorre diariamente das 7h às 20h, com reforço aos sábados e domingos, por causa do funcionamento atípico do comércio do centro da capital pernambucana no final do ano.

O coronel disse ainda que o suspeito que foi detido pelo envolvimento no crime contra os turistas alemães estava novamente no Pátio do Carmo quando terminou preso, nessa segunda-feira (13). "Ele estava tentando cometer outro delito. Uma pessoa teve um pertence roubado e foi flagrado por uma patrulha da Operação Papai Noel, que seguiu até o encontro", explicou o coronel Tavares. 

O policial disse ainda que o suspeito foi encontrado com um óculos roubado do alemão. "Na Polícia Civil, surgiu a informação de que um deles havia participado do crime do dia 8 de dezembro [contra os turistas]. O DHPP foi acionado e fez a identificação. Esse suspeito estava com um objeto que pertencia à vítima, que era um óculos de sol", completou. 

Sindicato de policiais lamenta
“Esse é mais um caso revoltante de violência em nosso Estado. E, como não poderia ser diferente, externamos a nossa mais profunda indignação e preocupação com o aumento exponencial do número de homicídios em Pernambuco. Infelizmente, crimes como esse geram insegurança à toda população, ao passo que o nosso efetivo policial não consegue dar conta de toda a demanda existente”, avalia o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Rafael Cavalcanti.

Veja também

Tombamento de usina é novo capítulo de luta pela memória da ditadura
ditadura

Tombamento de usina é novo capítulo de luta pela memória da ditadura

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique
moçambique

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Newsletter