Logo Folha de Pernambuco

Mortes prematuras estão relacionadas ao consumo de alimentos ultraprocessados, diz estudo

Obesidade é um dos fatores de risco para essas mortes

Alimentos ultraprocessados causam diversas doenças metabólicas - Canva

Olá, internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-estar 

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que as mortes prematuras relacionadas ao consumo de alimentos ultraprocessados chegam a 57 mil por ano no Brasil. O número equivale a cerca de 10% dos óbitos de pessoas de 30 a 69 anos registrados em 2019, ano referência da pesquisa. Entre as mortes relacionadas à má alimentação, podemos destacar o infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Problemas relacionados à hipertensão, diabetes e obesidade estão ligadas a essas mortes. 

Diante deste cenário destacamos a relação dos alimentos ultraprocessados com a obesidade:

A obesidade é uma doença crônica e tem como principal característica o aumento da massa corporal gorda. Conforme a  Organização Mundial da Saúde (OMS ), em 2019, no Brasil, uma em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais estavam obesas, o número equivale a 41 milhões indivíduos. Já o sobrepeso peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens. O Ministério da Saúde informa que a obesidade teve um crescimento de 72% nos últimos 13 anos. 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019 e sua frequência é igual entre homens e mulheres.

A obesidade está associada a diversas doenças cardiovasculares como hipertensão arterial, infarto, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), diabetes mellitus, gordura no fígado, disfunção sexual, entre outros distúrbios metabólicos. Problemas psíquicos também estão relacionadas ao excesso de peso. Podemos inferir que a má alimentação preconiza todas essas patologias que citei. 

O combate à obesidade inclui, primordialmente, pelo estilo de vida saudável, incluindo alimentação equilibrada (proteínas, gorduras boas e carboidratos complexos), exercício físico rotineiro, regulação do intestino e sono regenerador. A correta hidratação deve ser priorizada durante todo o dia. O paciente obeso ou com sobrepeso deve ter a avaliação clínica pelo médico especializado em emagrecimento.

Alimentos ultraprocessados, enlatados, excesso de carne vermelha, açucarados, frituras, fast food, devem ser retirados do cardápio ou consumidos minimamentes. O consumo de hortaliças, frutas e vegetais deve ser mais incentivado. 

Números do consumo alimentar na pandemia: 

6% aumento no consumo de doces e chocolates
5% aumento no consumo de embutidos
4% aumento no consumo de congelados

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ (setembro/2020)

É como sempre digo aqui na coluna: a dica é descascar mais e desembalar menos.

Seja a sua melhor versão!
Rafael Coelho

Notas

Especialista orienta sobre lifting facial

Leila Freire

A médica Leila Freire - Foto: divulgação 

A cirurgiã da face, Leila Freire, é uma das palestrantes convidadas do 52º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia & Cirurgia Cérvico Facial. O evento acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, no Centro de Convenções da FIERGS, em Porto Alegre (RS). A pernambucana participa do painel sobre Rejuvenescimento, no dia 18, e que trata da plástica da face.  A cirurgiã falará sobre  os requisitos para a realização do Lifting Facial ou Ritidoplastia. Serão apresentados temas como analgesia, tempo médio da cirurgia, exames pré-cirúrgicos, metodologia cirúrgica, tempo de recuperação, pós-operatório e demais particularidades desse tipo de cirurgia plástica.  Leila Freire também falará sobre o Lifting Deep Plane, uma das técnicas cirúrgicas mais inovadoras e avançadas para o rejuvenescimento.

Congresso de saúde

A UNINASSAU promove a sétima edição do Congresso Nacional Multidisciplinar de Saúde. Este ano, o evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, e tem como tema as “Inovações Científicas e Tecnológicas da Saúde e o Mercado de Trabalho”. Além das palestras, o Congresso também contará com apresentações de trabalhos científicos, e os melhores serão publicados na Revista Acervo Saúde. O regulamento para submissão dos trabalhos e as inscrições para o VII Congresso Nacional Multidisciplinar de Saúde estão disponíveis clicando aqui.

Igen - Instituto de Imunogenética é o primeiro no Brasil a obter acreditação europeia 

O IGEN – Instituto de Imunogenética acaba de se tornar o primeiro laboratório brasileiro a conquistar a acreditação da Federação Europeia de Imunogenética (EFI) e o único laboratório brasileiro detentor de acreditação internacional para a realização de exames de compatibilidade imunológica tanto para transplantes de medula óssea como de órgãos sólidos.   Criado em 2.000, o IGEN integra a AFIP – Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa, uma instituição privada, filantrópica e sem fins lucrativos. Além de realizar exames para transplantes, o insituto é um núcleo gerador e difusor de conhecimento sobre Histocompatibilidade, Imunogenética e Imunologia dos Transplantes. A maior parte dos exames realizados no IGEN é para pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. “A acreditação da EFI é mais uma demonstração que atendemos os pacientes do SUS com o que há de melhor no mundo”, afirma a médica Maria Gerbase de Lima, diretora da entidade.

Em Pauta

Sopro no coração: cardiologista alerta sobre doenças silenciosas

Cerca de 40% a 50% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes, sem nenhuma outra alteração e com desenvolvimento físico absolutamente normal

Heitor Albanez Medeiros

Médico Heitor Albanez - Foto: Divulgação

O sopro no coração não é uma doença, mas sim um ruído que o médico ouve quando ausculta o coração de um paciente. Este ruído pode ser tanto inofensivo como indicativo de doenças mais graves. Causado por alterações no fluxo de sangue dentro do coração. Por isso, a patologia tem chamado atenção a população, principalmente em tempos de pandemia, pois pode ou não exigir um tratamento. 

O sopro patológico é quando há uma doença estrutural no coração que pode ser congênita ou adquirida. Normalmente o médico cardiologista consegue diagnosticar através do exame físico e métodos complementares. Por isso, a importância de realizar consultas regulares e manter a saúde em dia.

Nosso coração tem duas valvas que servem pra receber o sangue do corpo e do pulmão e mais duas valvas que mandam sangue pro pulmão e pra todo corpo. Quando essas valvas não abrem bem ou não fecham bem podem dar repercussão no organismo.

Segundo o médico cardiologista e hemodinamicista,  Heitor Albanez, a causa mais comum é a febre reumática em que o sangue passa com uma certa dificuldade na válvula, normalmente em excesso, e é por essa alteração que o médico cardiologista consegue identificar na ausculta durante consulta de rotina, explica, acrescentando que os cuidados com as doenças cardiovasculares devem ser redobradas por serem as doenças que mais estão matando durante a pandemia.

O sopro patológico adquirido também aumenta com a idade. Já que as patologias valvares também estão correlacionadas com o envelhecimento, sendo de fundamental importância o checkup de rotina cardiológico nessa população.
 

Veja também

Newsletter