streaming

Netflix perde 200 mil assinantes e planeja assinatura mais barata com publicidade

Ações da empresa caíram mais de 25%. Plataforma se mantém na liderança do streaming, mas estaria planejando ir contra a regra de não exibir propaganda

NetflixNetflix - Foto: Andrés Rodríguez/Pixabay

No início da temporada de resultados financeiros das empresas nos EUA, a Netflix divulgou na tarde desta terça-feira o balanço do último trimestre, que revelou uma perda de 200 mil assinantes da plataforma.

É a primeira vez em uma década que a plataforma de streaming apresenta redução de clientes. Ainda líder no streaming, a empresa está prestes a ir contra uma de suas principais regras: não exibir publicidade para os assinantes.

A propaganda é a saída que a empresa está planejando para recuperar a velocidade de alta nas receitas, informaram a agência Bloomberg e o The Wall Street Journal.

Segundo a Bloomberg, a Netflix pretende introduzir uma opção mais barata de assinatura, custeada com publicidade, nos próximos anos. Ainda antes disso, vai começar a reprimir o compartilhamento de assinaturas. A empresa também vai cortar custos de filmes e séries.

O cofundador Reed Hastings tem dito por anos que não queria oferecer publicidade na plataforma e que não tinha objeção ao compartilhamento de senhas. Mas após a inédita perda de assinantes no primeiro trimestre, a empresa deve mudar de curso. A empresa estava acostumada a ganhar 25 milhões de usuários ou mais por ano.
 

Nos últimos trimestres, o ritmo de crescimento vinha desacelerando. A empresa admitiu que está mais difícil expandir suas receitas devido a fatores como o compartilhamento de assinaturas e o aumento da competição.

As ações da empresa despencaram 26% no mercado de capitais americano após o anúncio. A companhia ainda assim se mantém como a de maior número de clientes entre as concorrentes do streaming. São 222 milhões de assinantes em 190 países.

A previsão da companhia de uma perda da ordem de dois milhões de assinantes no segundo semestre deve levar analistas a repensar suas previsões para toda a indústria do streaming.

A Netflix reportou um lucro de US$ 1,6 bilhão em vendas e receita de US$ 7,8 bilhões neste período, o que representa um aumento de 10% na arrecadação em comparação com os três primeiros meses de 2021.

Em carta aos acionistas, a Netflix atribuiu a perda de assinantes a quatro fatores: desaceleração na adoção de banda larga e TVs inteligentes; compartilhamento de senhas entre residências, que a empresa acredita ser responsável por mais de 100 milhões de espectadores não pagantes; aumento da concorrência de TV a cabo e de transmissão tradicional e outros serviços de streaming emergentes; e fatores macroeconômicos como o aumento da inflação e a invasão da Ucrânia pela Rússia, à empresa a cancelar os serviços no país de Putin.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, a Netflix estuda criar um modelo de assinaturas mais baratas com a exibição de publicidade juntamente com o conteúdo.

As ações da Netflix têm sofrido ultimamente, acumulando agora uma queda de 42% neste ano. As perdas superam em muito as perdas de 13% do índice Nasdaq 100, que reúne empresas de tecnologia, no período. Entre as empresas que compõem o índice, a Netflix tem a terceira pior performance do ano.

Com os números da Netflix, as ações de outras empresas de streaming também foram afetadas no mercado acionário americano, com o temor dos investidores de que a reabertura da economia e o fim das restrições à circulação de pessoas seja prejudicial para as empresas do setor. 

As ações da Disney caíram 5,3% enquanto as das plataformas Roku e fuboTV recuaram 5,4%. A Netflix especificamente havia recebido um forte impulso com a demanda por lazer em casa provocada pela pandemia, mas agora está revertendo os ganhos na medida em que as pessoas saem de casa e a competição aumenta. 

Outras companhias de mídia como Warner Bros. Discovery, Paramount Global e Spotify Technology também tiveram perdas no valor de mercado.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter