Logo Folha de Pernambuco

Copa do Mundo

Nos pênaltis, Brasil perde para Croácia e dá adeus de forma precoce à Copa do Mundo

Após 0x0 no tempo regulamentar e 1x1 na prorrogação, time brasileiro viu Rodrygo e Marquinhos desperdiçarem cobranças

Jogadores do Brasil lamentam derrota para a CroáciaJogadores do Brasil lamentam derrota para a Croácia - Foto: JACK GUEZ / AFP

WhatsApp Image 2022 11 24 at 19.56.41O Brasil está eliminado da Copa do Mundo. Em confronto duro contra a Croácia, a Seleção, mais uma vez, ficou pelo caminho nas quartas de final do Mundial. Após um 0x0 no tempo regulamentar e 1x1 na prorrogação, o time verde e amarelo acabou sendo derrotado nos pênaltis, por 4x2, e deu adeus de forma precoce à competição do Catar. Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram as cobranças brasileiras. Agora, desde 2002 a Seleção não sabe o que é passar por um europeu no mata-mata de Copas. Os croatas, por outro lado, aguardam o vencedor de Holanda e Argentina, que se enfrentam às 16h, no Lusail Stadium.

Diferente do início arrasador contra a Coreia do Sul, a Seleção demorou a entrar no jogo diante dos croatas. Meio sonolento, o time comandado por Tite abusava dos passes errados e era presa fácil para a boa marcação adversária. O Brasil só foi incomodar a Croácia aos 19. Acionado por Neymar na esquerda, Vinícius Júnior tabelou com Richarlison e chutou sobre a marcação. Na sequência, foi a vez do camisa 10 chegar na beirada da área e finalizar para defesa de Livakovic. 

Mesmo sem ameaçar a meta defendida por Alisson, a Croácia se sentia confortável na partida. Principalmente por ter superioridade no meio-campo, em dia que Casemiro esteve abaixo tecnicamente. Regida pelo experiente Luka Modric, fechava bem os espaços para evitar investidas brasileiras e rodava bem a bola quando tinha a posse da mesma. 

Voltou ligado
Apostando na base da conversa para ajustar as falhas apresentadas no primeiro tempo, Tite optou por voltar com a mesma equipe na etapa complementar. Em um primeiro momento, o ‘choque’ dado no vestiário surtiu efeito e a Seleção apareceu mais ligada em campo. Antes dos dez minutos, três grandes oportunidades foram desperdiçadas. 

Apagado durante os 45 minutos iniciais, Richarlison recebeu cruzamento rasteiro e chutou com desvio para boa defesa do goleiro. Logo depois, Vini aproveitou sobra na área e também finalizou sobre Livakovic. Em seguida, foi a vez de Neymar receber do ‘Pombo’ e chutar de canhota, desequilibrado, para a intervenção do arqueiro europeu. Neymar tenta jogada diante de Modric

A chance mais clara, no entanto, veio acontecer apenas aos 22 minutos, já com Antony e Rodrygo em campo. Aliás, saiu dos pés do jogador do Real Madrid as principais jogadas desde então. Em duas delas, Paquetá finalizou para boas defesas de Livakovic. Em outra, foi a vez de Neymar parar em boa intervenção do destaque croata, que garantiu mais uma prorrogação para os vice-campeões de 2018. 

Gols e derrota nos pênaltis
No tempo extra, a tônica do jogo era a mesma. Enquanto o Brasil buscava furar o ferrolho croata, os europeus apostavam nos contra-ataques para surpreender a Seleção. Aos 12, inclusive, assustaram. Em linda jogada de Petkovic, Brozovic finalizou forte, mas a bola foi por cima da meta de Alisson. O lance não tirou o foco do time canarinho, que acabou sendo premiado em seguida. 

Em bela triangulação, Neymar tabelou com Rodrygo e Paquetá para sair na cara de Livakovic. No entanto, desta vez, o camisa 10 teve tranquilidade para driblar o goleiro e mandar para o gol vazio. O tento fez o principal jogador do Brasil igualar Pelé, como o maior artilheiro da Seleção com 77 bolas na rede. 

A necessidade de correr atrás do prejuízo fez a Croácia sair para o jogo no segundo e último tempo da prorrogação. Enquanto o Brasil tentava matar o confronto, os croatas apostavam nas jogadas pela linha de fundo. E foi assim que conseguiram empatar o duelo. Orsic cruzou e Petkovic finalizou da entrada da área. A bola ainda desviou em Marquinhos antes de entrar na meta de Alisson. 

Nas penalidades, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram as cobranças pelo lado do Brasil, enquanto Vlasic, Majer, Modric e Orsic fizeram para a Croácia e garantiram mais uma semifinal na vida dos europeus. 

Ficha do jogo

Brasil 1 (2)
Alisson; Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Vini Jr (Rodrygo) e Richarlison (Pedro). Técnico: Tite. 

Croácia 1 (4)
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Modric e Kovacic (Majer); Kramaric (Petkovic), Pasalic (Vlasic) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.

Estádio: Cidade da Educação (Doha, Catar)
Árbitro: Michael Oliver (ING) 
Assistentes: Stuart Burt e Gary Beswick (ING)
VAR: Pol Van Boekel (HOL)
Gols: Neymar, aos 15' do 1T (P) (BRA); Petkovic, aos 11' do 2T (P)
Cartões amarelos: Danilo, Casemiro, Marquinhos (BRA); Brozovic, Petkovic (CRO)

Croatas comemoraram bastante a vaga nas semis

Já tem tabela para acompanhar a Copa? Imprima a sua

Veja também

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália
Tênis

Holanda bate a Alemanha, avança à sua 1ª final de Copa Davis e aguarda Itália ou Austrália

Newsletter