Governo de Pernambuco

Novos veículos são entregues pelo Governo do Estado para compor frota da Central de Transplantes

Dois carros foram entregues ontem (26) para a região metropolitana do Recife e um para a cidade de Caruaru

Novos veículos entregues pelo Governo de PernambucoNovos veículos entregues pelo Governo de Pernambuco - Foto: Janaína Pepeu/divulgação Secom

O Governo de Pernambuco entregou três novos automóveis para compor a frota de veículos da Central de Transplantes do Estado (CT-PE). Dois carros serão destinados à Região Metropolitana do Recife (RMR) e o terceiro irá para Caruaru, agreste pernambucano.

Em caruaru, o Hospital Regional do Agreste (HRA) é a Macrorregional de Transplantes do interior, portanto, receberá o carro para atender a área. 

A entrega dos novos automóveis irá contribuir com a logística entre a doação e entrega aos hospitais transplantadores. A iniciativa faz parte da estratégia de fortalecimento do sistema estadual de transplantes de órgãos e tecidos.

Os novos veículos foram apresentados à governadora Raquel Lyra na tarde da quinta-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas. A governadora ressaltou a importância da rapidez no transporte dos órgãos para atender as pessoas que precisam da doação.

“Esta é uma solicitação muito antiga das equipes que fazem esse importante trabalho no Estado. Agora, esse transporte será realizado com ainda mais segurança e rapidez. Sabemos que o tempo é crucial para que os órgãos cheguem logo a quem precisa. Com esta entrega, estamos dobrando a frota para a Região Metropolitana do Recife e atendendo ainda a macrorregional do interior", acentuou Raquel Lyra.

Ao longo deste mês, a Central de Transplantes vem intensificando as ações de sensibilização e incentivo à doação de órgãos e tecidos em alusão ao Setembro Verde. 

A CT-PE lançou a campanha “Seu Sim, uma Nova História” com o objetivo de promover encontros e capacitações com profissionais de saúde, para que a conscientização coletiva seja fortalecida e o número de doadores aumente. 

A campanha também realizou uma caminhada com o objetivo de integrar a população com as causas que envolvem a campanha, marcando o Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado nesta sexta-feira (27). 

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, reforça a importância da doação de órgãos. 

“Setembro Verde é o mês de conscientização à doação de órgãos e tecidos. E o ‘sim’ de uma família, em meio ao sofrimento da perda de um ente querido, tem o poder de mudar vidas. Transplante é a única condição em que a morte toma dimensão de vida. Você que é doador, avise aos seus familiares. Só tem transplante se tiver doação”, defendeu.

O coordenador da Central de Transplantes do Estado, André Bezerra, explica que a logística irá melhorar com o reforço da frota.

 “Os novos automóveis vêm somar no nosso trabalho diário, nos dando mais segurança e maior espaço. São caminhonetes que trarão melhoria na logística, pois o tempo é algo muito importante nesse processo de deslocamento das equipes e na preservação dos órgãos a serem doados, possibilitando inclusive fazermos percursos mais longos”, enfatizou.


De janeiro a agosto deste ano, o estado de Pernambuco registrou um aumento de 6,8% no número de transplantes, em um comparativo com o mesmo período de 2023, tendo como destaque o transplante hepático (aumento de 18,2%), medula óssea (acréscimo de 19,6%), e córneas (aumento de 8,9%). 

A lista de espera para transplantes tem, hoje, mais de 3.600 pacientes aguardando uma doação, sendo o rim com a maior lista (1.934), seguido pelo transplante de córneas (1.506).

Veja também

Israel executa "atualmente" operações terrestres "limitadas" no Líbano, diz EUA
israel

Israel executa "atualmente" operações terrestres "limitadas" no Líbano, diz EUA

Brasil deve registrar nova onda de calor até quarta-feira
CLIMA

Brasil deve registrar nova onda de calor até quarta-feira

Newsletter