Obra emergencial ocupa uma faixa da avenida Agamenon Magalhães, no Recife
As obras ocorrem próximo à Avenida Rui Barbosa, aproximadamente na altura entre o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e o Hospital da Restauração (HR)
A segunda-feira (26) começou chuvosa e com obras no Recife. Na avenida Agamenon Magalhães, um dos principais corredores da cidade, uma obra promovida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) desvia a rota em um pequeno trecho, em uma das faixas de rolamento da via.
As obras ocorrem próximo à avenida Rui Barbosa, aproximadamente na altura entre o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e o Hospital da Restauração (HR).
Apesar da chuva e das obras, o trânsito flui e é considerado normal para o horário. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estão no local e orientam motoristas e pedestres.
Leia também
• Apac emite alerta de chuvas moderadas para RMR e Zona da Mata de Pernambuco
• Obra emergencial vai ocupar uma faixa da avenida Agamenon Magalhães, no Recife
De acordo com a Compesa, um abatimento no trecho, por onde passa uma rede coletora de esgoto, foi identificado na última quinta-feira (22). No mesmo dia, foi realizado um diagnóstico preliminar que apontou a necessidade de conserto de um poço de visita, estrutura utilizada para ter acesso à rede coletora de esgoto e viabilizar os serviços de manutenção.
A Compesa informou, ainda, que, durante os trabalhos, foi verificada a necessidade de uma investigação mais detalhada para identificar se há, também, um trecho de tubulação danificada. A área está isolada desde o último domingo (25), após autorização da CTTU.
A previsão é de que os serviços sejam finalizados no sábado (1º). Segundo a Compesa, as chuvas recentes dificultaram a realização do esgotamento do trecho da rede coletora e a avaliação quanto a danos à tubulação de esgoto.
“Portanto, faz-se necessário aguardar a diminuição das chuvas, mantendo bombas de esgotamento e a área isolada, até que seja possível acessar a tubulação, de modo a definir se serão realizados serviços de manutenção ou se haverá necessidade de execução de uma pequena obra. Em princípio, considerando a complexidade das intervenções, devido às chuvas que vêm ocorrendo, a profundidade de quase cinco metros em que a tubulação se encontra e, ainda, a interferência do nível da maré, a expectativa é que a ação se estenda ao longo desta semana”, informou a Compesa em nota.
Em nota divulgada no início da noite desta segunda (26), a Compesa informa que a reconstrução do equipamento será iniciada assim que essa etapa for concluída.
"Por esse motivo, um trecho de 30 metros da faixa da esquerda da avenida, localizado próximo ao número 3576, bairro das Graças, está interditado ao tráfego, com o apoio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU)", diz o comunicado.
A companhia ainda pede atenção aos motoristas que passam pelo local: "Devem prestar atenção à sinalização e realizar um desvio pelas demais faixas. A ação faz parte do Programa Cidade Saneada, parceria da Compesa e BRK".