Tecnologia

Olimpíada Brasileira de Robótica: estudantes do Recife são destaques no primeiro dia de competições

Embates integram a programação do Festival de Programação e Robótica e estão acontecendo no Recife Expo Center; atividades seguem até a próxima sexta-feira (13)

Estudantes da Rede Municipal do Recife são destaques no primeiro dia da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)Estudantes da Rede Municipal do Recife são destaques no primeiro dia da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - Foto: Mangue Action

Os estudantes da Rede Municipal do Recife foram destaques do primeiro dia de competições da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), nessa terça-feira (10). O evento faz parte do Festival de Programação e Robótica que está sendo realizado no Recife Expo Center, área central da capital pernambucana, e segue até a próxima sexta-feira (13).

Das 40 escolas da Rede Municipal que participaram deste primeiro dia de competições da OBR, 21 se classificaram para a etapa estadual - e final - da Olimpíada, programada para a sexta-feira (13).

No Nível 1, se destacaram as Escolas Municipais Rodolfo Aureliano, com a equipe Roboticnew ocupando a posição mais alta do pódio; Maria de Sampaio Lucena, com a equipe The Furious em segundo lugar; e a Rodolfo Aureliano, colocando a equipe Roboticvoltz no top 3 do pódio.

Já no Nível 2, as comemorações ficaram por conta das equipes Unitec, da Escola Municipal Antônio Heráclio, em primeiro lugar; Nexus Pro, da Antônio Farias Filho, conquistando a medalha de prata; e Gigantes de Aço, da Padre Antônio Henrique, na terceira posição.

Thalita Regina, integrante da equipe Unitec, comemorou o resultado e ressaltou a importância da conquista do time, que é composto só por meninas.

“Foi muito legal porque a gente se esforçou muito, muito mesmo. E foi uma equipe só de mulheres, isso é uma conquista incrível e serve para inspirar ainda mais meninas a entrar na área da robótica”, disse a estudante.

Thalita e as integrantes de sua equipeThalita Regina e as integrantes da equipe Unitec. Foto: Mangue Action.

Caso consigam classificação nessa fase, as equipes da OBR garantem presença na etapa nacional da olimpíada que acontece em novembro, em Goiânia, capital de Goiás.

Festival de Programação e Robótica do Recife
A Olimpíada Brasileira de Robótica é apenas uma das atrações da segunda edição do Festival de Programação e Robótica do Recife, que celebra a inovação e a tecnologia na educação básica.

A programação do evento conta também com Competições de Robótica, Hackathon, além de Oficinas e Mostra Criativa.

O secretário Executivo de Projetos, Tecnologia e Inovação, Eduardo Fonseca, destacou a importância realização do festival.

“Recife é uma referência em tecnologia e inovação na educação, e esse festival é um exemplo disso, onde os nossos estudantes podem ter a oportunidade de aplicar suas ideias, aprender e compartilhar suas experiências. Então, a gente vai com tudo, esse ano fazendo um festival muito maior para os estudantes e nossos professores”, falou.

O Gerente Geral de Inovação na Educação, Marcelo Dantas, ressaltou que o evento é resultado da implementação da computação na educação básica.

“O festival é o ponto alto do nosso trabalho em computação na educação básica durante o ano. Ele celebra a formação dos professores e os clubes de programação nas escolas, tanto dos anos finais quanto dos anos iniciais. Além das competições, os estudantes participam de várias atividades de computação, vivenciando uma experiência gamificada que reúne o melhor da educação digital”, pontuou. Marcelo Dantas, Gerente Geral de Inovação na Educação.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, destacou a oportunidade das escolas se aproximarem de projetos em tecnologia e inovação no festival.

“Este evento é um momento especial para nossa rede. Além das competições das etapas regional e estadual da OBR, e da etapa nacional da First Lego League (FLL), o festival é uma ótima oportunidade para reunir escolas dos anos finais e iniciais do ensino fundamental, aproximando-os de projetos em tecnologia e inovação. Sem dúvidas, uma iniciativa inovadora para nossa rede que proporciona aos estudantes a chance de se envolver com a robótica, a programação e diversos projetos” afirmou.

 

Programação do Evento:
10 de setembro: Abertura solene, início das competições da OBR - Regional Recife e oficinas.
11 de setembro: Continuação das competições e oficinas. Início do Rec_line.
12 de setembro: Início das competições da FLL Explore e Hackathon.
13 de setembro: Competições da OBR - Etapa Estadual e cerimônia de premiação.

 

Veja também

Crise climática e conflitos ameaçam luta contra doenças
Crise climática

Crise climática e conflitos ameaçam luta contra doenças

Internações por doenças respiratórias aumentam quase 28%
Doenças respiratórias

Internações por doenças respiratórias aumentam quase 28%

Newsletter