Oscar 2022: confira os vencedores da premiação
"Duna" ganhou seis prêmios na noite, mas o título de Melhor Filme ficou com "No Ritmo do Coração"
Os vencedores da 94ª edição do Oscar foram revelados na noite deste domingo (27). A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu diretamente do Dolby Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Sem grandes surpresas nos resultados das categorias, a noite confirmou favoritismos.
"No Ritmo do Coração" foi reverenciado pelos membros da Academia como Melhor Filme. O longa-metragem, que é protagonizado por atores surdos, já vinha sendo apontado como favorito. O discurso de agradecimento da equipe contou com tradução em linguagem de sinais.
E o #Oscars de "Melhor Filme" foi para #Coda... E não era pra menos né? O filme é simplesmente PERFEITO O que acharam?
— TNT™ Brasil (@TNTbr) March 28, 2022
Reveja esse e mais momentos icônicos no meu canal! pic.twitter.com/0sv7V8D0xT
Após protagonizar uma cena de agressão ao comediante Chris Rock, que fez uma piada sobre sua esposa, Will Smith recebeu o prêmio de Melhor Ator por seu trabalho em "King Richards: Criando Campeãs". Chorando, o artista pediu desculpas pelo desentendimento.
Leia também
• Kristen Stewart beija noiva no tapete vermelho do Oscar 2022
• Oscar 2022: tudo sobre a cerimônia da maior premiação de Hollywood
• Oscar 2022: confira onde assistir aos indicados na categoria de melhor filme
"Neste momento, estão pedindo que eu ame as pessoas, proteja as pessoas e seja um rio para o meu povo. Sei que para fazer o que fazemos, temos que aceitar abusos, pessoas que falam bobagens sobre você (...). Pareço aquele pai maluco, exatamente como falam de Richard, mas o amor faz com que você faça coisas loucas. Espero que a Academia me convide para uma próxima festa", falou Will.
Pelo segundo ano consecutivo, uma mulher conquistou o reconhecimento de Melhor Direção. Após a vitória de Chloé Zhao no ano passado, Jane Campion levou a melhor. A cineasta dirigiu "Ataque dos Cães", longa-metragem da Netflix. Jessica Chastain também saiu da festa com um troféu na mão. A interpretação em “Os Olhos de Tammy Faye” rendeu a ela o título de Melhor Atriz.
O primeiro prêmio anunciado na transmissão ao vivo foi o de Atriz Coadjuvante. Ariana DeBose foi escolhida por seu papel no remake de "Amor, Sublime Amor". Rita Morena, que viveu a mesma personagem na versão original do longa-metragem, também venceu o Oscar na época, em 1962.
Confirmando as previsões dos especialistas, "Encanto" ficou com o troféu de Melhor Animação. O resultado veio logo após a apresentação de Sebastián Yatra, que cantou "Dos Oruguitas", canção que integra a trilha sonora do desenho animado da Disney.
Troy Kotsur ("No Ritmo do Coração") se tornou o primeiro ator surdo a ganhar uma estatueta do Oscar. Ao agardecer o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, o artista fez seu discurso em linguagem de sinais. "Esse prêmio é dedicado à comunidade de déficit auditivo, à comunidade CODA (filhos ouvintes de pais surdos) e às pessoas com deficiência. Esse é o nosso momento", disse.
O irlandês Kenneth Branagh venceu seu primeiro Oscar, após oito indicações - em diferentes categorias - acumuladas nos últimos anos. O ator, diretor e roteirista ficou com o título de Melhor Roteiro Original por "Belfast", que é um filme autobiográfico. Já a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado foi para "No Ritmo do Coração", assinado por Sian Heder.
Neste ano, oito prêmios foram anunciados antes da transmissão oficial do evento. Os resultados foram mostrados na transmissão ao vivo de forma editada, cortando parte dos discursos. "Duna" venceu a maioria dessas categorias, que avaliaram aspectos técnicos dos indicados. O longa levou seis estatuetas, sendo a produção mais premiada da noite.
Confira os vencedores do Oscar 2021:
Melhor Filme - “No Ritmo do Coração”
Ator - Will Smith (“King Richards: Criando Campeãs”)
Atriz - Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye”)
Direção - Jane Campion ("Ataque dos Cães")
Atriz coadjuvante - Ariana DeBose ("Amor, Sublime Amor")
Ator Coadjuvante - Troy Kotsur ("No Ritmo do Coração")
Filme Internacional - "Drive my Car"
Animação - "Encanto"
Documentário - "Summer of Soul"
Roteiro Original - Kenneth Branagh ("Belfast")
Roteiro Adaptado - Sian Heder ("No Ritmo do Coração")
Canção Original - "No Time to Die" ("007 - Sem Tempo Para Morrer")
Design de Som - "Duna"
Efeitos Visuais - "Duna"
Fotografia - "Duna"
Design de Produção - "Duna"
Edição - "Duna"
Trilha Sonora - "Duna"
Cabelo e Maquiagem - "Os olhos de Tammy Faye"
Figurino - "Cruella"
Documentário em Curta-metragem - "The Queen of Basketball"
Curta-metragem - "The Long Goodbye"
Curta animado - "The Windshield Wiper"