Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Papa está 'profundamente triste' pelo atentado em Nova Orleans

O pontífice argentino também garantiu à cidade sua "solidariedade espiritual" e enviou sua "bênção"

Papa FranciscoPapa Francisco - Foto: Andres Solaro/AFP

O papa Francisco está "profundamente triste" pelo ataque ocorrido em Nova Orleans, onde um veterano do Exército dos Estados Unidos atropelou, com uma caminhonete, uma multidão que celebrava a chegada do Ano Novo, deixando 15 mortos e mais de 30 feridos.

"O papa Francisco ficou profundamente triste ao saber que pessoas foram mortas e feridas no ataque ocorrido em Nova Orleans", disse o cardeal secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, em uma mensagem dirigida ao arcebispado da cidade.

O pontífice argentino também garantiu à cidade sua "solidariedade espiritual" e enviou sua "bênção".

O FBI investiga o ataque perpetrado por um ex-soldado americano, Shamsud Din Jabbar, "inspirado" pelo grupo jihadista Estado Islâmico, que lançou seu veículo contra uma multidão em Nova Orleans, no sul dos Estados Unidos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse também estar "profundamente triste pelo ataque horrível" na rede X, e a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, manifestou a "total solidariedade" da União Europeia com as vítimas e suas famílias.

"Estamos comovidos com este incidente violento", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, garantindo que o país se opõe "firmemente" a qualquer ato de "terrorismo contra civis".

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, escreveu no X que os seus "pensamentos e orações estão com aqueles que foram feridos ou que perderam entes queridos".

Nas primeiras horas do ano, a área onde ocorreu o ataque estava lotada de pessoas comemorando no French Quarter, bairro famoso por seus bares, restaurantes e por sua história do jazz.

De acordo com relatos de testemunhas à CBS, um veículo em alta velocidade atingiu a multidão pouco antes de seu motorista pular no chão e começar a disparar uma arma, enquanto a polícia respondia ao fogo.

Veja também

França identifica primeiro caso de nova variante da mpox
CLADO 1B

França identifica primeiro caso de nova variante da mpox

EUA registra primeira morte humana por gripe aviária
ALERTA

EUA registra primeira morte humana por gripe aviária

Newsletter