Notícias

Passa de seis mil o número de desabrigados por conta das chuvas em Pernambuco

Estado tem recebido ajuda de Marinha e Exército na busca por pessoas desaparecidas

Número de desabrigados ultrapassou os seis mil no EstadoNúmero de desabrigados ultrapassou os seis mil no Estado - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

O número de pessoas desabrigadas por conta das fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias ultrapassou a marca de seis mil. A informação foi confirmada nesta segunda (29) pelo secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, tenente-coronel Leonardo Rodrigues. 

“Oficialmente, o número é de 6.170 pessoas desabrigadas. Elas estão em abrigos públicos nos municípios. Temos atuação do Exército Brasileiro, da Marinha, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Essa ajuda ainda pode aumentar a depender da solicitação de recursos feita pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco”, explicou, em entrevista à TV Globo, enfatizando também a busca pelas pessoas desaparecidas em diversos pontos do Estado.

“A Defesa Civil tem mobilizado todo o sistema estadual de proteção, inclusive o sistema nacional também, para que para que cada pessoa desaparecida seja resgatada. Essa atividade de campo só vai cessar quando todos forem localizados. Temos operações em Monte Verde, Camaragibe, Milagres e Curado II. Essas áreas exigem um cuidado grande”, destacou.

Ao todo, 14 municípios decretaram Situação de Emergência devido aos incidentes causados pelas chuvas: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe. De acordo com o secretário, mais cidades podem integrar a lista. 



“Alguns estão declarando Situação de Emergência individualmente. Temos uma faixa litorânea, da Mata Norte à Mata Sul, com um número de 40 municípios afetados. A depender dos danos e prejuízos provocados, as cidades ficam habilitadas a fazer essa declaração”, frisou. 

Em relação ao número de mortos, o Governo do Estado havia elevado a contagem para 91 de acordo com balanço divulgado no fim da manhã, mas, ao longo da tarde, mais dois corpos foram encontrados, subindo o número para 93.

Previsão do tempo
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), apesar da redução no volume, as chuvas devem continuar com intensidade moderada até a próxima sexta-feira (3) na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.

 

Veja também

Ibama multa fazendeiros em R$ 100 milhões por incêndio no Pantanal
Meio Ambiente

Ibama multa fazendeiros em R$ 100 milhões por incêndio no Pantanal

Chuvas intensas no Rio Grande do Sul já afetam 52 municípios
rio Grande do Sul

Chuvas intensas no Rio Grande do Sul já afetam 52 municípios

Newsletter