Pernambuco anuncia a liberação de mototáxis
O uso de máscaras por condutores e passageiros é obrigatório, assim como a limpeza do capacete com álcool 70% a cada viagem
O transporte de pessoas utilizando motocicletas poderá retornar a partir da segunda-feira (17), em Pernambuco. Em coletiva, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, anunciou que a atividade deve ocorrer seguindo os protocolos de segurança e higiene necessários para salvasguardar a saúde do trabalhador e do passageiro. A fiscalização e regulamentação do transporte estará a cargo das prefeituras.
Será obrigatório o uso de máscaras para condutores e passageiros, assim como a profilaxia do capacete para uso do passageiro a cada nova viagem. Passageiros devem manter a viseira do capacete fechada durante o trajeto, para evitar que o vento traga sujeira ou partículas que os obriguem a tocar os olhos e outras partes do rosto. Além disso, o condutor deve manter um distanciamento entre mototaxistas de 1 metro e meio (1,5m), nos pontos ou onde as motos pararem. De acordo com o secretário Alberes Lopes, o segmento dos mototaxistas representa milhares de pernambucanos voltando a trabalhar na segunda-feira. "O segmento poderá voltar a funcionar, claro que cumprindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias", informou.
Leia também
• Jaboatão entrega cestas básicas a mototaxistas do município
• Pernambuco proíbe reuniões com mais de 10 pessoas e circulação de mototáxi
Os municípios que liberarem a volta dos mototáxis deverão obedecer aos novos protocolos de segurança, para impedir o aumento do risco de exposição à Covid-19. Entre as medidas está o fornecimento de toucas descartáveis aos passageiros e álcool em gel 70% para higienização das mãos antes de manipular equipamentos de proteção; limpeza com álcool 70% do capacete dos passageiros, dos punhos (manopla), das alças de apoio do garupa e assentos da moto na presença de cada novo passageiro; e uso pessoal do capacete para o motorista.