SAÚDE

Pernambuco confirma 10º caso de Candida auris; Hospital Getúlio Vargas pausa novos atendimentos

O paciente é um homem de 52 anos

Fachada do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do RecifeFachada do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Um homem de 52 anos foi detectado com o superfungo Candida auris, sendo a 10ª pessoa em Pernambuco a contrair a levedura neste ano de 2023. Ele deu entrada no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, após sofrer um acidente de moto e machucar uma perna.

Depois, ele foi transferido para o Hospital Miguel Arraes (HMA), onde permanece internado e em isolamento.

Buscando evitar mais contaminações pelo fungo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) optou por pausar novos atendimentos no setor de emergência da unidade de saúde que fez o tratamento inicial dele. A regra é válida até a próxima segunda-feira (10).

E, por precaução aos pacientes que permanecem no HGV, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) promoverá uma sequência de testes para o Candida auris. Serão testadas as pessoas consideradas "de risco", que estão internadas há três dias ou mais, tomando antibióticos por mais de 24 horas e utilizando sonda, por exemplo.

A SES-PE ainda garantiu que "está em contato com todas as unidades da rede de saúde, principalmente aquelas localizadas no Recife e Região Metropolitana, a fim de monitorar o fluxo de demandas em cada um desses serviços, diante da restrição de novos atendimentos no HGV".

O médico infectologista Raphael dos Anjos conversou com a reportagem da Folha de Pernambuco a respeito do tema. Clique aqui para ler.

 

Veja também

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos
Streaming ilegal

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos

Newsletter