Logo Folha de Pernambuco

Covid-19

Pernambuco tem quase 30 mil casos ativos da Covid-19; veja os municípios com mais residentes doentes

Testagem para detectar o novo coronavírus em Jaboatão dos GuararapesTestagem para detectar o novo coronavírus em Jaboatão dos Guararapes - Foto: Chico Bezerra / PJG

Dos 273.278 casos da Covid-19 oficialmente confirmados e notificados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desde março de 2020 em Pernambuco, quase 30 mil (29.228 pessoas) são pacientes ativos, ou seja, com a doença em curso no momento.  

O movimento dessa vez é um pouco diferente do que aconteceu no ano passado, quando a Região Metropolitana do Recife (RMR) foi mais afetada em um primeiro momento e o vírus se espalhou gradativamente seguindo fluxo da BR-232, atingindo o Agreste e, por fim, o Sertão. Agora é possível ver que todas as regiões têm registro da presença do novo coronavírus de forma homogênea. 

O município com maior número de residentes infectados atualmente é Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, com mais de três mil pessoas (3.063) segundo dados do Instituto para Redução dos Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD). 

Na RMR, também aparecem pressionados Paulista (1.596), Olinda (1.206), Camaragibe (817), Recife (791) e São Lourenço da Mata (450). 

Goiana (485) e Igarassu (427) são os mais comprometidos para o lado da Zona da Mata e Litoral Norte, enquanto o Cabo de Santo Agostinho (673) tem a pior situação do lado Sul.  

No Agreste, Caruaru é o município que responde pelo maior número de doentes atualmente, com 1.641 casos ativos. Há ainda Garanhuns (554) e Santa Cruz do Capibaribe (460). 

Já Tabira, no Sertão do Pajeú, tem mantido uma média de 600 casos ativos há mais de um mês. Os vizinhos Afogados da Ingazeira (479) e Santa Terezinha (332) também chamam atenção, visto que são municípios de populações pequenas.

No Sertão, o município mais comprometido no momento é Salgueiro, com 1.492 doentes, seguido de Petrolina (852). Já Araripina tem 416 casos ativos.

Essa distribuição reforça o alerta que vem sendo feito pela SES-PE, de que o vírus circula em todo o território pernambucano e que, por isso, é necessário manter a atenção aos protocolos de distanciamento social, uso correto da máscara e higiene frequente das mãos. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter