Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Pernambuco tem redução nos casos graves suspeitos para a Covid-19

André Longo, secretário de Saúde de PernambucoAndré Longo, secretário de Saúde de Pernambuco - Foto: Douglas Fagner/SEI

Apesar do cenário oscilante em relação aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) disse, nesta quinta-feira (19), que a semana epidemiológica 46, encerrada no último sábado (14), apresentou o menor índice de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com suspeita para a doença desde a semana 12 - período entre os dias 15 e 21 de março.

À frente da pasta, o secretário André Longo afirmou terem sido notificados 503 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, entre os dias 8 e 14 de novembro.

Quando comparado à semana epidemiológica 45 (entre os dias 1º e 7 de novembro), o número de casos graves suspeitos para a Covid-19 teve queda de 26,5%. Já na comparação com os últimos 15 dias, a redução foi de 22%. 

“Podemos dizer, com a análise da semana epidemiológica 46, que tivemos a melhor semana desde o início da pandemia com relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. A marca de 503 casos registrados é a menor desde a semana epidemiológica 12, quando se configurava o início da epidemia do novo coronavírus em Pernambuco e quando tivemos 645 registros”, detalhou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Ainda segundo o secretário estadual de Saúde, os dados epidemiológicos da semana epidemiológica 46 tiveram impacto direto nos indicadores hospitalares, com quedas entre 3,9% e 14%, entre mobilizações para leitos de enfermaria e leitos de terapia intensiva (UTI). 

“Na semana passada, tivemos uma queda de 3,9% nas solicitações por leitos de enfermaria e de 14% em relação aos leitos de UTI. Já na comparação de 15 dias, a queda foi de 5,7% nos pedidos de vagas de enfermaria e de 10% nos pedidos de terapia intensiva”, pontuou.

Com o aumento da procura por internação hospitalar na semana epidemiológica 45, o Estado reabriu 50 leitos de UTI e 60 leitos de enfermaria na rede pública. Segundo Longo, se o cenário pedir, há a expectativa de mobilizar mais vagas nas próximas duas semanas. 

Óbitos
Longo afirmou ainda que o índice de positividade na investigação dos óbitos com quadros suspeitos de Covid-19 também apresentou redução. "Em maio, 81,5% das mortes eram causadas por Covid-19. Positivavam no teste. Hoje, esse percentual oscila entre 45% e 50%", disse. 

Na última semana, contudo, foi notada uma flutuação no número de óbitos. "Em relação aos óbitos por SRAG, tivemos (na semana 46) uma leve flutuação de 3,6% em relação à semana epidemiológica 45, com cinco óbitos a mais, e de 5,9% em 15 dias, com uma diferença de oito casos", pontuou. 

 

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter