Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa

Pesquisa da UFPE sobre os efeitos do surfe e da meditação na saúde mental seleciona voluntários

A intervenção acontecerá em cinco semanas, de novembro e dezembro, às terças e quintas-feiras, de 11h50 às 13h30, no complexo aquático da Secretaria de Gestão de Esporte e Lazer (Segel) da UFPE

Universidade Federal de PernambucoUniversidade Federal de Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O projeto de extensão Surfpe, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está selecionando voluntários para participar de uma pesquisa que integra a prática do surfe à dimensão da saúde, esporte, lazer e desempenho.

O objetivo é avaliar os efeitos do esporte e da meditação plena em estados de saúde mental nos indivíduos. As inscrições são feitas virtualmente por meio de formulário online

A intervenção acontecerá em cinco semanas, de novembro e dezembro, às terças e quintas-feiras, de 11h50 às 13h30, no complexo aquático da Secretaria de Gestão de Esporte e Lazer (Segel) da UFPE. O projeto ainda conta com três visitas pré-programadas à praia de Itapuama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco.

Os voluntários irão passar por uma bateria de avaliações físicas e mentais dez dias antes e dez dias após a intervenção. A metodologia, que leva em conta vários aspectos de segurança, é compatível com aqueles que têm e que não têm habilidade em meio aquático. Para participar, não é preciso saber nadar.



A iniciativa é vinculada ao Núcleo de Investigação em Performance e Saúde (Nipes) e é coordenada pelo professor Tony Meireles, do Departamento de Educação Física. 

O preenchimento do formulário não garante a participação no projeto. Caso o candidato se encaixe nos critérios de elegibilidade, o projeto entrará em contato. 

Veja também

Clima quente exige cuidado redobrado com os pets
Folha Pet

Clima quente exige cuidado redobrado com os pets

Presidente de Israel alerta contra mudança brusca em plena guerra
CONFLITO

Presidente de Israel alerta contra mudança brusca em plena guerra

Newsletter